22/08/2023
Em Alta Política Saúde

Márcio Brunsfeld deixa a Saúde e aponta supostas irregularidades na gestão

Márcio alega uma série de irregularidades administrativas que, segundo ele, tornaram insustentável a permanência na gestão

Marcio Brunsfeld, secretário de Saúde de Guarapuava (Foto: Ascom/Saúde)

O secretário municipal de Saúde de Guarapuava, Márcio Brunsfeld, formalizou nesta terça (2) o pedido de exoneração do cargo. A notícia dada por ele surpreendeu o cenário político paranaense. Na justificativa, Marcio alega uma série de irregularidades administrativas que, segundo ele, tornaram insustentável a permanência na gestão. O desligamento ocorreu por meio de entrevista coletiva na tarde de hoje na própria Secretaria de Saúde. Ele também divulgou uma carta pública, onde apresenta detalhadamente os motivos que o levaram à decisão.

De acordo com o ex-secretário, há a existência de práticas que considera incompatíveis com a ética pública e com os compromissos assumidos junto à população. Entre os principais pontos destacados na carta estão denúncias de favorecimento político, uso indevido de recursos públicos e pressões administrativas.

FURA-FILA

Um dos episódios citados refere-se à denúncia de suposto ‘fura-fila’ no atendimento do sistema de saúde municipal, cuja apuração teria identificado a responsabilidade direta de uma servidora comissionada da Secretaria. Após a exoneração da funcionária, determinada pelo prefeito, no entanto, a mesma pessoa foi readmitida dias depois em um cargo superior. De acordo com o ex-secretário, alegadamente sob suposto “direcionamento direto do prefeito Denilson Baitala”.

CONTRATO DE R$ 700 MIL

Em outro trecho da carta, Brunsfeld menciona a solicitação de assinatura de um empenho para aquisição de televisores e totens informativos destinados às unidades de saúde, com custo superior a R$ 700 mil. Segundo o ex-secretário, após manifestar preocupação com a medida e levar o caso ao prefeito, ele e sua equipe passaram a ser alvo de pressões para validar o procedimento. Conforme informado, o contrato não foi assinado até o momento, mas também não houve providências para apuração ou interrupção formal da iniciativa.

RECURSOS FEDERAIS IGNORADOS

O ex-secretário também afirma que recursos solicitados à União foram ignorados por motivos ideológicos, sem que houvesse, segundo ele, justificativa técnica para o não aproveitamento dos repasses. A decisão, conforme a carta, teria gerado impactos diretos no atendimento à população.

BOICOTE INTERNO/GESTÃO POLITIZADA

Ainda no comunicado, Brunsfeld descreve a existência de boicote interno por parte de grupos políticos. Conforme o ex-secretário, há tentativas de influenciar decisões administrativas com base em interesses eleitorais. O ex-secretário afirma que a administração tem sido afetada por nomeações políticas, falta de planejamento e inchaço da máquina pública, comprometendo a eficiência das equipes técnicas.

De acordo com Brunsfeld, há um processo de “frituras planejadas”, que consistiria no isolamento de servidores que não se alinham a determinados grupos. As práticas mencionadas estariam minando o ambiente institucional da gestão.

DIVERGÊNCIA DE VISÃO

Na parte final do texto, o ex-secretário afirma que, mesmo diante das dificuldades, manteve a expectativa de reorientação da gestão. No entanto, afirma que o “respaldo do prefeito a pessoas e práticas que contrariam os interesses da população” evidenciou uma divergência de visão administrativa. Fato esse, que tornou impossível a continuidade dele no cargo.

Ao concluir a carta, Brunsfeld reforça o compromisso com a população de Guarapuava. Ele afirma que seguirá atuando em defesa do interesse público, mesmo fora da administração municipal.

PREFEITURA

Até o momento, a Prefeitura de Guarapuava não se pronunciou oficialmente sobre o conteúdo da nota divulgada por Marcio Brunsfeld. De acordo com  a Secretaria de Comunicação, o prefeito cumpre agenda de atendimento e tão logo conclua haverá reunião para tomar ciência do fato.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.