22/08/2023
Em Alta Guarapuava Região Saúde

Governador destina três ambulâncias para Saúde de Guarapuava

Prudentópolis, Pitanga e Laranjeiras do Sul estão entre os municípios que receberam uma ambulância cada nesta quarta (3)

Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis estão entre os municípios contemplados na primeira etapa da entrega de 150 ambulâncias UTI móveis, nesta quarta (3) pelo Governo do Paraná. O investimento total de R$ 82,5 milhões, feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), marca o maior reforço já promovido na frota de atendimento pré-hospitalar do estado, conforme o governador Ratinho Junior (PSD).

Os prefeitos de Laranjeiras do Sul, Jaison Barbosa; Pitanga, Sargento Moraes; Prudentópolis, Adelmo Klosowski também receberam uma unidade cada. De acordo com Adelmo, as ambulâncias ampliam a capacidade de resposta local em emergências como acidentes graves, infartos, AVCs e outras ocorrências de alto risco. Já Guarapuava, recebe três ambulâncias, segundo  o deputado estadual Artagão Junior. Ele enalteceu o trabalho do prefeito de Campina do Simão, André Junior, que preside o Consórcio Cis – 5ª Regional de Saúde.

De acordo com o governador, o Paraná passa de 65 para 215 ambulâncias UTI em operação, superando em mais do dobro a frota existente até agora. “Estamos entregando UTIs móveis com tecnologia de ponta. Isso é saúde de verdade chegando a cada canto do Estado”.

Secretário de Saúde Beto Preto (Foto: Diurza/AEN)

INVESTIMENTO

Cada ambulância tem valor aproximado de R$ 550 mil. As unidades possuem ventilador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro portátil, bomba infusora, aspirador portátil. Além de outros equipamentos essenciais para estabilização de pacientes críticos.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou que parte da frota será destinada a hospitais da rede estadual. Outra parte vai compor a estratégia do Verão Maior Paraná 2025/26, com unidades atuando nas regiões de maior fluxo turístico no litoral paranaense.

Conforme disse Beto Preto, a entrega faz parte da política de descentralização da saúde iniciada em 2019. O foco é ampliar a autonomia dos municípios e garantir uma resposta mais ágil em situações de urgência.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.