22/08/2023
Cotidiano Em Alta Previsão do tempo

Guarapuava está sob alerta de tempestades nesta semana

 Simepar aponta risco de tempestades entre esta segunda (8) e quarta (10). Energisa e Inmet emitiram alerta para a Região

Previsão do tempo para a semana é de muita chuva (Foto: Thiago de Oliveira/RSN)

Guarapuava inicia a semana sob influência indireta de um ciclone extratropical que se forma nesta segunda (8) entre Argentina, Paraguai e Rio Grande do Sul. Embora o sistema não alcance o Paraná, ele altera o regime de ventos e umidade e favorece tempestades em várias regiões do Estado até quarta (10). O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas. A Energisa também acionou plano emergencial.

Previsão para Guarapuava

Nesta segunda (8), o calor antecede a virada no tempo. A cidade registrou mínima de 18 °C e máxima de 25 °C, com previsão de 11,9 milímetros de chuva. A instabilidade aumenta nesta terça (9). Quanto à mínima, será de 16 °C e a máxima de 22 °C, com um alto acumulado previsto de 37,5 milímetros.

A quarta (10) segue úmida, mas com menor volume: são esperados 4,2 milímetros, com temperaturas entre 15 °C e 22 °C.

Na quinta (11), a chuva perde força. A mínima cai para 12 °C e a máxima sobe para 24 °C. A sexta (12) volta a ter cenário de instabilidade, com 33,4 milímetros previstos e variação térmica de 14 °C a 19 °C.

Tempestades no Paraná

O Boletim de Gestão de Riscos do Simepar aponta risco alto nesta segunda nas regiões Oeste, Noroeste e Norte para chuva intensa em curto período, ventos fortes e granizo. No Leste o risco é baixo, e nas demais áreas, moderado.

A sensação de calor permanece. Várias cidades registraram no domingo (7) as maiores temperaturas do ano: Cândido de Abreu (38,6 °C), Pinhais (34,2 °C), União da Vitória (33,7 °C) e Palmas, que marcou até 31,8 °C.

Na terça (9), o avanço da frente fria associada ao ciclone deve provocar temporais em todo o Estado. “Os temporais começam no Oeste pela manhã e avançam em direção ao Leste ao longo do dia. As rajadas de vento podem superar os 70 km/h”, afirma a meteorologista Bianca de Angelo, do Simepar. O risco é alto para acumulados acima de 100 milímetros nas regiões Norte e Leste.

Na quarta (10), o ciclone se afasta para o oceano e pode evoluir para subtropical. Os acumulados diminuem, mas o vento ganha força: no Leste, o risco é alto para rajadas acima de 80 km/h. Nos Campos Gerais e no Sul, a previsão é de rajadas próximas de 60 km/h. A quinta (11) marca redução significativa dos efeitos do sistema. O sol aparece na maior parte do Estado, com ventos enfraquecidos. Apenas o Litoral pode ter rajadas de até 60 km/h. Na sexta (12), um novo sistema de baixa pressão deve trazer temporais isolados no Oeste.

O Simepar reforça que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil, que podem ser recebidos por SMS ao enviar o CEP para 40199.

Energisa em alerta

A Energisa informa que monitora os modelos meteorológicos e prevê fortes chuvas entre hoje (8) e o restante da semana em áreas do interior de São Paulo, sul de Minas e Guarapuava. A empresa destaca atenção especial para os dias 9 e 10 e afirma que equipes estão mobilizadas em plano emergencial.

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso vermelho — de grande perigo — para tempestades no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre esta segunda (8) e terça (9). A previsão indica chuva acima de 100 milímetros em 24 horas, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.