O setor industrial paranaense já conhece os campeões estaduais dos Jogos do Sesi, que agora irão representá-lo na etapa regional Sul-Brasileira da competição, que acontece em Maringá, de 2 a 4 de dezembro. As partidas finais da etapa estadual foram disputadas na manhã desta terça-feira (15) e encerraram quatro dias de competição que reuniu em Guarapuava mais de 1.700 trabalhadores de 150 indústrias do Estado. Em Guarapuava, os Jogos do Sesi comemoram 25 anos de realização no Paraná.
A garra dos atletas e o entusiasmo das torcidas marcaram as finais. A Solare, de Arapongas, conquistou medalha de ouro no futebol; a Bosch, de Curitiba, venceu no futebol máster e a Gaam, de Ampére, é primeiro lugar no futebol livre. No basquete, a Volvo conquistou o bicampeonato estadual. A Kadesh, de Imbituva, é ouro em futsal masculino. A Renault, de São José dos Pinhais, é tetracampeã em vôlei masculino. A Sadia Toledo conquistou o bicampeonato em futsal feminino.
Essas equipes, assim como os vencedores das demais modalidades, receberam os troféus e, também, o “passaporte” para a regional Sul-Brasileira. “Vibramos com a vitória e agora vamos com tudo para o Sul-Brasileiro”, disse Gilmar Sbardelotto, técnico do time de futebol livre da Gaam, que venceu a final com a Volks, por 3 a 2.
A Bosch, que no futebol livre venceu a Sadia Toledo por 2 a 1, de virada, comemorou junto com toda a delegação da empresa. “A chuva atrapalhou um pouco, mas conseguimos dar a volta por cima. Foi um resultado muito bom”, disse o técnico Marco Antonio dos Santos Júnior.
O time de futsal feminino da Sadia Toledo garantiu o bicampeonato ao derrotar a Yazaki, de Irati, por 8 a 0. “No ano passado ficamos em terceiro lugar no sul-brasileiro, mas este ano queremos garantir o ouro. Treinamos muito o ano todo e este resultado mostra a força do futsal feminino”, disse Cássia Kurek, técnica de produção.
“Esse título é merecido pelo esforço atletas e dos diretores da empresa, que sempre acreditaram na gente e incentivam a prática esportiva. Trabalhamos muito forte o ano todo e nossa meta agora é chegar ao nacional”, disse João Hélio dos Santos, jogador de futsal masculino da Kadesh.
Foi muito comemorada, também, a final do voleibol masculino, que acabou em vitória da Renault sobre a Volvo, por 3 sets a zero. “Vemos que com o passar dos anos o nível técnico dos times melhora e isso é um motivo a mais para participarmos, pois temos mais desafios”, afirmou Gustavo Augusto Volci, capitão do time da Renault.
CONQUISTAS
Segundo a gerente de Esporte e Lazer do Sesi Paraná, Débora de Lara, os Jogos de Guarapuava, de fato, confirmaram mais uma vez a evolução contínua que a competição vem conquistando ao longo de 25 anos. “No início, a participação se dava mais como um lazer oferecido pelas indústrias aos seus colaboradores. Hoje há investimento, porque está confirmado que a competição tem impacto no ambiente de trabalho, colaborando para a formação de equipes mais comprometidas, mais flexíveis e integradas”, disse Débora.
O coordenador estadual dos Jogos do Sesi, Roberto Ballesca, lembra que a competição, realizada todos os anos, começa nos municípios, passando para a etapa regional dentro do Estado, para a estadual, regional sul Brasil e depois à nacional. “As equipes campeãs são habilitadas a disputar campeonatos internacionais. Essa organização, que permite avançar fase por fase e chegar ao nível internacional, é um estímulo para as equipes buscarem nível cada vez mais aprimorado”, disse Ballesca.
As fotos dos quatro dias de competição em Guarapuava estão na galeria da agencia de notícias da Fiep (www.agenciafiep.com.br).
Conheça os campeões de todas as modalidades:
Basquetebol
1º lugar: Volvo (Curitiba)
2º lugar: Bosch (Curitiba)
3º lugar: Itaipu (Foz do Iguaçu)
Bocha
1º lugar: Sadia Toledo
2º lugar: Bosch (Curitiba)
3º lugar: Companhia Força e Luz (Guarapuava)
Bola 8
1º lugar: Bosch
2º lugar: J Fey (Palmas)
3º lugar: Granosul (Londrina)
Bolão feminino
1º lugar: Bosch
2º lugar: Copel Curitiba
3º lugar: Brasil Foods (Ponta Grossa)
Bolão masculino
1º lugar: Copel Curitiba
2º lugar: Correios Cascavel
3º lugar: Copel Maringá
Dominó
1º lugar: Itaipu (Foz do Iguaçu)
2º lugar: Volvo (Curitiba)
3º lugar: Eletrosul (Guarapuava)
Futebol
1º lugar: Solare (Arapongas)
2º lugar: Volvo (Curitiba)
3º lugar: Ghel plus (Ampére)
Futebol sete livre
1º lugar: Gaam (Ampére)
2º lugar: Volkswagem (Curitiba)
3º lugar: Ondas Bonés (Apucarana)
Futebol sete máster
1º lugar: Bosch (Curitiba)
2º lugar: Sadia (Toledo)
3º lugar: Volvo (Curitiba)
Futsal Feminino
1º lugar: Sadia (Toledo)
2º lugar: Yazaki (Irati)
3º lugar: Correios Curitiba
Futsal masculino
1º lugar: Kadesh (Imbituva)
2º lugar: Rio Branco do Sul (Rio Branco do Sul)
3º lugar: Brose (São José dos Pinhais)
Natação – classificação geral
1º lugar: Volvo (Curitiba)
2º lugar: Renault (Curitiba)
3º lugar: Sanepar (Toledo)
Tênis de mesa feminino
1º lugar: Copel Maringá
2º lugar: Copel Cianorte
3º lugar: Acome (Irati)
Tênis de mesa masculino
1º lugar: Copel Curitiba
2º lugar: Copel Umuarama
3º lugar: Furnas (Foz do Iguaçu)
Truco
1º lugar: Copel Umuarama (a modalidade não participará do Sul-brasileiro)
2º lugar: Bosch (Curitiba)
3º lugar: Granosul (Londrina)
Vôlei de praia feminino
1º lugar: Sadia Toledo
2º lugar: Copel Maringá
3º lugar: Copel Geração (Curitiba)
Vôlei de praia masculino
1º lugar: Correios Maringá
2º lugar: Brose (São José dos Pinhais)
3º lugar: Rodinato (Londrina)
Vôlei feminino
1º lugar: Volvo (Curitiba)
2º lugar: Marel (Francisco Beltrão)
3º lugar: Renault (Curitiba)
Vôlei masculino
1º lugar: Renault (Curitiba)
2º lugar: Volvo (Toledo)
3º lugar: Itaipu (Foz do Iguaçu)
Xadrez pensado
1º lugar: Perin Plásticos (São José dos Pinhais)
2º lugar: Copel Maringá
3º lugar: Itaipu (Foz do Iguaçu)
Xadrez rápido
1º lugar: Copel Curitiba
2º lugar: Volvo (Curitiba)
3º lugar: Copel (Guarapuava)
Da assessoria