22/08/2023
Economia Em Alta

Inauguração da Câmara de Comércio Brasil-China potencializa comércio exterior

Sediada no ecossistema de inovação do Cilla Tech Park, a unidade será lançada oficialmente no dia 27 de janeiro, às 8h30

Câmara de Comércio Brasil-China (Foto: Agência Brasil)

Guarapuava consolida a estratégia de inserção nas cadeias globais de valor com a inauguração oficial da unidade regional da Câmara de Comércio Brasil–China (CCBRC). A unidade será sediada no ecossistema do Cilla Tech Park, com lançamento marcado para 27 de janeiro, às 8h30.

O estabelecimento desta plataforma institucional pretende reduzir as assimetrias de informação. Além dos custos de transação que historicamente limitam a expansão de empresas locais no mercado asiático. Ou seja: vai promover uma integração econômica mais profunda entre o Paraná e o principal parceiro comercial do país.

Fundada em 1992, a Câmara de Comércio Brasil–China (CCBRC) tem sede em Curitiba e é presidida por Chiu Po Cheng. Sob a governança de uma entidade com mais de três décadas de expertise em inteligência comercial, a nova unidade atuará como um hub de facilitação comercial. Para isso, vai oferecer suporte em engenharia logística, conformidade regulatória, câmbio e prospecção de fornecedores.

A China é hoje o principal destino das exportações brasileiras de commodities e o maior fornecedor de bens manufaturados importados pelo Brasil. Recentemente, a inauguração da nova rota marítima direta entre a costa leste da América do Sul e o extremo oriente Asiático, conhecida como rota ESA, reforçou ainda mais a relevância do Brasil no comércio global e a intensificação das relações bilaterais com o mercado chinês.

AGENTE ESTRATÉGICO

Apesar do aquecimento do comércio entre os dois países, desafios como diferenças culturais, linguísticas e regulatórias ainda representam entraves para a internacionalização de empresas brasileiras. Nesse contexto, a CCBRC atua como um agente estratégico, oferecendo consultoria especializada, assessoria em importação e exportação, atração de investimentos, acesso a linhas de crédito, pesquisa de fornecedores, apoio cambial e logístico, além de iniciativas voltadas à inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

A atuação da CCBRC em Guarapuava reforça o papel do município como um novo elo regional nas relações Brasil–China. Especialmente em áreas como agroindústria, proteínas, mineração, energias renováveis, mobilidade elétrica, parques industriais, tecnologia e inovação.

Ao sediar este canal de fomento, o Cilla Tech Park busca catalisar spillovers tecnológicos e atrair Investimento Estrangeiro Direto (IED). Ação que vai conectar o arranjo produtivo local a fluxos globais de inovação e capital produtivo. O evento de lançamento, programado para o dia 27 de janeiro, servirá como rodada de networking qualificado para formalizar essas novas possibilidades de cooperação econômica e desenvolvimento regional sustentável. As inscrições para o evento são gratuita e devem ocorrer previamente no link oficial: https://odoo.ctp.org.br/event/ccbrc-brasilchina-14/register.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.