As mulheres de Guarapuava devem comparecer no CISGAP neste sábado (19), até às 17 horas quando poderão fazer o exame preventivo contra o câncer de mama. As que têm mais de 40 anos, ou com idade menor, mas que possuem histórico familiar de câncer de mama poderão agendar a mamografia.
“Esta é uma oportunidade para as mulheres que trabalham durante a semana de participarem desta mobilização contra o câncer de mama e de colo uterino”, afirmou Franciele Menon, a diretora do CISGAP.
A coleta de preventivo é muito importante, pois diagnostica lesões precursoras do câncer de colo de útero. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cícero Vicentin, o exame deve ser feito uma vez por ano. “Nosso objetivo é sensibilizar o máximo de mulheres para que façam o preventivo, pois quando as lesões são identificadas na fase inicial, o índice de cura é de quase 100%”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Cícero Vicentim.
á a mamografia é fundamental para diagnosticar o câncer de mama, mais comum em mulheres com idade acima de 40 anos. “Esse exame de imagens detecta nódulos e também micro calcificações antes mesmo de um diagnóstico clínico, feito pela apalpação em consulta médica”, afirmou a ginecologista Andressa Araújo.
Em outubro, uma ação como esta aconteceu na Clínica da Mulher, onde foram realizados 165 preventivos e o agendamento de 196 mamografias. O evento fez parte da programação do "Outubro Rosa", movimento mundial contra o câncer de mama.
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.