22/08/2023
Em Alta Guarapuava Saúde

Nova UBS João Gelinski vai ampliar acesso à saúde pública

Unidade no bairro Alto Cascavel vai atender mais de 7 mil moradores e contará com ambientes acessíveis e espaços voltados ao cuidado integral

Projeto da UBS João Gelinski (Imagem: Secom Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava anunciou a construção da nova Unidade Básica de Saúde João Gelinski, no Alto Cascavel. A obra está orçada em R$ 2,686 milhões por meio de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Giacobo (PL). Início está previsto após a licitação em março.

De acordo com o plano municipal de saúde, Guarapuava já conta com 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade. Essas unidades funcionam como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). E são fundamentais para promoção, prevenção e tratamento da população local.

Localizada na rua José Abrão Melhem, no bairro Alto Cascavel, a UBS João Gelinski terá 389,78 m² de área construída e classificação de UBS porte 2 (T2). O que permite a atuação de duas equipes completas da Estratégia Saúde da Família (ESF). Cada equipe vai contar com médicos, enfermeiros e técnicos, agentes comunitários, cirurgiões-dentistas e multiprofissionais, de acordo com o projeto.

Prefeito Baitala e deputado Giacobo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A estimativa é de que a nova unidade beneficie mais de cerca sete mil moradores. Especialmente de bairros que têm enfrentado crescimento populacional e sobrecarga nas unidades mais próximas, como as dos bairros Planalto e adjacências.

Conforme disse o prefeito Denilson Baitala, a construção representa “um avanço significativo no acesso à saúde, garantindo atendimento humanizado e aliviando a pressão sobre as unidades existentes”. Já o deputado Giacobo destacou a importância de investimentos constantes para melhorar a qualidade de vida dos guarapuavanos.

ESTRUTURA

De acordo com o projeto a UBS João Gelinski encontra-se projetada para oferecer ambientes funcionais e de fácil circulação. Entre os ambientes planejados, destaca-se o consultório ginecológico acessível. Os consultórios odontológicos, incluindo versões adaptadas, ampliarão o acesso à saúde bucal com dignidade. De acordo com a proposta, a unidade também contará com a Sala Lilás, voltada a atendimentos especializados em situações de vulnerabilidade, fortalecendo a humanização no cuidado.

Complementam a estrutura uma sala de vacinação e outra de curativos. Espaços para práticas coletivas e para amamentação foram projetados para estimular o cuidado integral à saúde. A farmácia e a recepção terão áreas amplas, otimizando a circulação e o conforto dos pacientes. Banheiros acessíveis e uma área verde externa para atividades ao ar livre completam o projeto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.