22/08/2023
Cotidiano Cultura Em Alta

Fórum Cultura Viva encerra etapa em Guarapuava com eleição de delegados para fase nacional

Terceiro e último dia do evento na Unicentro define os 30 representantes paranaenses que levarão as diretrizes de "Justiça Climática" e sustentabilidade ao debate nacional em março

(Foto: Amanda Renaly/Seec)

Chega ao fim neste domingo (1º) o Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2026. Desde sexta (30), o campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava, se tornou o centro das decisões culturais do Estado. Hoje, o dia é marcado pela eleição dos 30 delegados que representarão o Paraná na etapa nacional, além da plenária final para o encaminhamento de moções e propostas.

O encontro reuniu cerca de 200 “ponteiros” — representantes de Pontos e Pontões de Cultura — para debater a reestruturação da Política Nacional de Cultura Viva. Segundo Michel Urânia, membro do Comitê de Cultura do Paraná, o foco é a regulamentação do programa, permitindo que os próprios participantes definam as diretrizes. “Nesses encontros definimos as diretrizes do Paraná para levar ao encontro Nacional em março.”

CONSTRUÇÃO COLETIVA

Ao longo do final de semana, os participantes trabalharam em três eixos principais: o Plano Nacional Cultura Viva para a próxima década, a governança da política pública e a sustentabilidade da criação artística. Com o tema central “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, as discussões buscaram integrar as ações culturais às urgências ambientais contemporâneas.

A secretária de Cultura de Guarapuava, Rossana Campelo, enfatizou que o evento é uma oportunidade de descentralizar as decisões da capital. Leonir Duarte, do Ponto de Cultura CTG de Guarapuava, reforçou essa visão: “Foi uma conquista muito grande trazer o Fórum Estadual para a cidade, ampliando a participação das cidades do interior.”

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO

O domingo começou com uma apresentação de Congada da Lapa, seguida pelo processo eleitoral. O encerramento oficial está previsto para as 17h30, com as seguintes atividades finais:

Plenária de encaminhamentos: sistematização das propostas aprovadas nos grupos de trabalho;
Moções: espaço para manifestações políticas e sociais da rede cultural;
Celebração: apresentação cultural da Batucada do Quilombo.

Por fim, as propostas consolidadas em Guarapuava serão encaminhadas para o 5º Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6ª Teia Nacional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.