22/08/2023
Em Alta Esportes

Judoca de Pinhão é convidada para integrar a AABB de Curitiba

Luiza integra o programa Geração Olímpica Paraná, com patrocínio da Copel. Trata-se de um dos maiores programas de bolsa-atleta do país

Judoca de Pinhão, Luiza (Foto: divulgação)

A judoca Luiza Pilatti Tavares, atleta de Pinhão, vem construindo uma trajetória de destaque no esporte desde muito cedo. Ela treina judô há 10 anos e iniciou na modalidade aos cinco anos de idade. Ao longo desse período, conquistou títulos estaduais e nacionais e alcançou também reconhecimento internacional ao se tornar vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos, no Panamá.

O caminho até os pódios foi marcado por uma rede de apoio. Conforme a mãe da atleta, Luiza de 15 anos é faixa marrom, e contou com a dedicação de professores, o incentivo da família e o suporte da Secretaria Municipal de Esportes. A atleta também recebeu apoio da Associação de Pais do Judô (AJUP) e de patrocinadores. Estes, considerados essenciais para viabilizar treinamentos, deslocamentos e participação em competições.

No ano passado, representando o Município e o Estado do Paraná, Luiza competiu em João Pessoa/PB e em Minas Gerais. O desempenho chamou a atenção do clube AABB de Curitiba, que formalizou convite no dia 19 de novembro de 2025 para que a judoca passe a integrar a equipe. Em janeiro, de acordo com a mãe da judoca, Luiza seguiu a Curitiba para uma fase de adaptação.

Atualmente, ela e equipe finalizam os trâmites para oficializar a transferência de academia. Além dessas conquistas, Luiza integra o programa Geração Olímpica Paraná, iniciativa do Governo do Paraná com patrocínio da Copel. Trata-se de um dos maiores programas de bolsa-atleta do país.

OUTRAS CONQUISTAS

Entre os principais resultados da judoca estão o bicampeonato nos Jogos Escolares do Paraná e a medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros, na Taça Ouro. Em âmbito continental, ela alcançou o vice-campeonato pan-americano. No cenário nacional, também se destacou como bicampeã brasileira da Região V.

No estado, Luiza soma 16 títulos de campeã paranaense, conquistados em competições como campeonatos estaduais, Circuito Paranaense, Copa Paraná e seletivas estaduais. As vitórias garantiram classificação para torneios em nível nacional e ampliaram a visibilidade da atleta.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.