22/08/2023
Cotidiano Cultura Em Alta

Guarapuava elege cinco delegados para etapa nacional da Teia

Representantes de diferentes segmentos culturais foram escolhidos durante fórum na Unicentro. Grupo levará pautas da Região ao Espírito Santo

Guarapuava sediou o fórum no último fim de semana (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Sede do Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2026 entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, Guarapuava elegeu cinco delegados para a etapa nacional. Eles se juntam a outros 35 representantes do Paraná escolhidos durante o fórum, que ocorreu no campus Cedeteg da Unicentro.

Ao todo, a macrorregião Centro-Sul elegeu 12 representantes. Os delegados eleitos em Guarapuava atuarão em diferentes categorias, garantindo a diversidade de pautas da cidade na 6ª Teia Nacional, em Aracruz (ES). Conheça os delegados eleitos: Na categoria Mulher Negra, Elza de Farias (Instituto dos Povos Negros – Ipong) e Scheyla de Oliveira (Conexão das Periferias).

Na categoria Geral, Leunir Siqueira Duarte (CTG de Guarapuava), Rodrigo José Tereza (Cia de Dança Magia das Ruas) e Rafael Edling (Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava).

Representantes de Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

COMISSÃO ESTADUAL E JUSTIÇA CLIMÁTICA

Além da eleição para a etapa nacional, Guarapuava também garantiu assento na Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do Paraná. Leunir Duarte e Elza de Farias foram escolhidos para integrar o grupo, que é responsável pela articulação e representação política dos Pontos de Cultura em todo o Estado.

Um dos eixos centrais levados pelos delegados é a relação entre patrimônio e o meio ambiente. Para o delegado Rafael Edling, a sustentabilidade depende da preservação histórica.

Não há justiça climática sem memória territorial, especialmente das populações tradicionais e comunidades periféricas. O patrimônio cultural pode ser uma ferramenta de educação climática.

O MOVIMENTO

O fórum integrou a etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Ao longo do encontro em Guarapuava, cerca de 200 representantes debateram a governança da Política Nacional de Cultura Viva e o Plano Nacional para os próximos 10 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.