22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná

Placas de “proibido fumar” mudam e passam a incluir vapes e pods

Nova regra obriga ambientes coletivos a exibirem sinalização que proíbe também “vaporizar”; estabelecimentos têm 120 dias para adaptar as placas

Deputada Cristina Silvestri (Foto: Ascom parlamentar)

As placas de “proibido fumar” em locais públicos e privados do Paraná vão passar por atualização. A partir de agora, vão precisar mencionar de forma explícita os cigarros eletrônicos, como pods e vapes. A mudança já está valendo com a Lei nº 22.945/2025, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PP). A nova legislação determina a inclusão desses dispositivos na sinalização obrigatória.

Pela nova regra, a proibição do uso de dispositivos eletrônicos para fumar deve estar claramente visível em ambientes coletivos. Embora esses produtos tenham ganhado espaço, principalmente entre os mais jovens, a Anvisa proíbe desde 2009 a fabricação, a comercialização e a importação de cigarros eletrônicos no Brasil.

De acordo com a deputada, a atualização era necessária justamente por causa do aumento do consumo. “Mesmo proibidos, os cigarros eletrônicos são cada vez mais usados. A atualização da lei é importante para deixar claro que esses dispositivos também estão vedados em ambientes coletivos, garantindo mais proteção à saúde pública”.

Os estabelecimentos terão 120 dias para substituir ou adaptar as placas, já que o prazo se encerra em meados de abril. A nova sinalização deverá conter a frase: “É proibido fumar e vaporizar neste local, conforme a legislação estadual vigente”. Assim como conter imagens de um cigarro convencional e de um cigarro eletrônico, ambos acompanhados do símbolo universal de proibição.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.