Mais de 1,2 mil alunos, de 17 escolas públicas do município de Guarapuava participam do Casa Aberta – programa da Eletrosul Centrais Elétricas que tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a utilização da energia elétrica com economia e segurança, além de repassar informações acerca do processo de geração, transmissão e distribuição de eletricidade. As atividades estão sendo realizadas no auditório do SESC terminam nesta sexta-feira (02).
Desenvolvido há mais de 20 anos, o Casa Aberta é destinado aos estudantes de 4ª. série, ou 5º. ano, que frequentam escolas localizadas a até 50 Km da área de atuação da empresa. No Paraná, neste ano, foram atendidos também alunos dos municípios de Fazenda Rio Grande, Telêmaco Borba, Ortigueira e Londrina.
Além de assistir a uma aula interativa, os alunos recebem kits com materiais explicativos, régua, caneta, adesivo, caderno, entre outros itens. “Os alunos gostam bastante do programa. Explicamos o funcionamento do sistema elétrico e ainda incentivamos a preservação do meio ambiente e dos recursos”, salientou o funcionário da Eletrosul e instrutor do programa na região, José de Jesus Binda.
Em Guarapuava, o programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, inclusive, com a participação de mais de 50 professores e outros servidores. Binda ressaltou que o Casa Aberta apresenta resultados surpreendentes. “Trabalhamos com crianças que são carentes de informação. Por mais que elas já tenham alguma noção sobre o assunto, elas não têm informações precisas e têm muitas dúvidas. Os alunos saem do auditório com uma bagagem muito maior.”
Educadores interessados em incluir sua escola no Programa Casa Aberta, no próximo ano, podem se inscrever no site www.eletrosul.gov.br/casaaberta e esperar o contato da empresa para agendar a visita. Desde sua criação, em 1990, o Casa Aberta já atendeu 214 mil estudantes, 11 mil escolas e 2,5 mil professores, além de receber diversos prêmios.