Curitiba – A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) recebeu nesta quinta-feira (18) a visita de uma comitiva da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SCT) para conhecer a estrutura do sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná. Participaram da visita o diretor técnico da SCT, Júlio César Ferst; o chefe de gabinete, Edio Schrader; o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Carlos Calegare; o presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia, Luiz Augusto Pereira e o diretor da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, Benami Bacaltchuk.
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, abriu a reunião destacando as atuações da Seti em todas as regiões do Paraná. Temos um Sistema Estadual de Ensino Superior com aproximadamente 100 mil alunos e o nosso diferencial é estar presente em todas as regiões do estado. Assim, podemos fomentar importantes projetos de ciência e de tecnologia, beneficiando todo o desenvolvimento do Paraná, ressaltou Lygia Pupatto.
Segundo Júlio César Ferst, o objetivo da visita foi conhecer todo o funcionamento da Seti e assim buscar meios para que a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul seja vinculada ao sistema de Ciência e Tecnologia daquele estado. Queremos buscar exemplos de projetos que se destacam no Paraná dentro do sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior. E também saber como funciona a integração das Universidades e Faculdades Estaduais com a secretaria, disse o diretor técnico.
O grupo também foi recepcionado pelo diretor geral da Seti, Jairo Pacheco; a coordenadora de Ensino Superior, Sonia Maria Sperandio Lopes Adum; a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Jackelyne Correa Veneza; o presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Trindade; o coordenador geral da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Nivaldo Rizzi e a chefe de gabinete da Seti, Cristiane Conti Medina.
Educação
Sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná é exemplo no RS
- Por Cristina Esteche
- 19/02/2009