Curitiba – O secretário da Saúde, Gilberto Martin, abrirá nesta sexta-feira (20), em Guaratuba, o Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue: Carnaval Sem Dengue. O objetivo é evitar o aparecimento de novos casos da doença, garantindo a mobilização de gestores da saúde, organizações e associações civis. Além de Guaratuba, o secretário visitará os municípios de Matinhos e Pontal do Sul.
Atividades paralelas ocorrerão por todo o Paraná. Um exemplo de ação do Carnaval Sem Dengue é o que acontecerá em Foz do Iguaçu. A programação inclui um grande desfile carnavalesco contra a Dengue. Musicas, fantasias, caminhão de bombeiro e até um carro alegórico farão parte do bloco Unidos contra Dengue. Com mais de 300 pessoas reunidas, o desfile acontecerá na Avenida Brasil das 10 às 12 horas. A mobilização será um evento que contará com a participação de diferentes instituições públicas e privadas como Itaipu, UNIOESTE, Sanepar, Corpo de Bombeiros e também representantes do Paraguai e Argentina, que tomaram partido nessa luta contra a doença.
Nas demais Regionais de Saúde, o dia será marcado por atividades como distribuição de flyers, fixação de cartazes em pontos comerciais e locais de grande fluxo de pessoas, realização de palestras nas escolas estaduais, municipais e particulares com apresentação de vídeos e outros materiais educativos, carreatas, pedágio em vias públicas com grande fluxo de veículos e passeatas. Confira abaixo a programação do Carnaval Sem Dengue nas cidades sedes das Regionais de Saúde
(AEN)