O governador Beto Richa, em seu pronunciamento durante a abertura oficial das festividades dos 60 anos de imigração dos suábios em Guarapuava, destacou que a fórmula do sucesso da comunidade em Entre Rios é a organização. Richa enalteceu ainda o setor produtivo e o profissionalismo da Cooperativa Agrária.
“Estamos trabalhando para fazer com que essa região se desenvolva ainda mais. Recentemente efetuamos uma parceria de R$ 126 milhões, que serão investidos no setor agroindustrial. Com a organização que tem esse povo e com a competência administrativa, temos certeza que é mais um empreendimento de sucesso no Paraná”, afirmou Beto Richa.
Cezar Silvestri, que falou em nome dos cooperados da Cooperativa Agrária, destacou a luta e a história que o povo suábio teve até chegar nos dias atuais. “Não foram dias fáceis. Mas os suábios são um povo que não teme as dificuldades. Lutaram e hoje têm muito a comemorar”, destacou.
Já o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, agradeceu a todos e enfatizou que ainda há muito a ser feito. “Os suábios já fizeram muito, mas ainda temos muito a realizar. É um povo que não se acomoda. Inovação e tradição são a marca dos suábios. Inovação porque sempre está em busca de algo melhor. E tradição porque sabe respeitar e cultivar suas raízes”, afirmou.
As festividades em comemoração à imigração dos suábios continuam até o próximo domingo (08).