22/08/2023

Em Entre Rios, Museu homenageia trajetória de imigrantes

imagem-34260

O Museu Histórico de Entre Rios foi inaugurado ontem, quinta-feira (05), em uma concorrida solenidade e já pode ser visitado durante a Festa dos 60 anos. “Oferecer um novo espaço para acolher o acervo do Museu é uma forma de gratidão pela coragem e perseverança deste povo e uma forma de manter vivia a memória e a tradição suábia”, afirmou a gerente da Fundação Cultural Suábio Brasileira (FCSB), Viviane Schüssler.

Este é um dos maiores acervos da etnia no mundo. Segundo Lore Schneiders, assessora cultural da FCSB, os objetos foram doados pela comunidade e constituem a história destes imigrantes. “São recordações remanescentes desde a imigração do nosso povo para a Iugoslávia, na passagem pela Áustria e da vinda ao Brasil”, disse.

Entre os objetos do acervo estão uma coleção de trajes originais, como por exemplo, vestidos de casamento típicos da década de 20, documentos datados de 1770, máquinas de escrever com alfabeto cirílico, entre outras peças. “São peças carregadas de sentimentos e lembranças do nosso povo”, contou Lore.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.