22/08/2023
Esportes

São Miguel desiste da Chave Ouro e Baiano fica sem clube

imagem-34285

Os rumores de que a equipe de São Miguel do Iguaçu desistiria do Paranaense de Futsal, Chave Ouro, se confirmaram no final da tarde do último sábado (07). A notícia foi veiculada no blog esportelazerecultura.blogspot.com, do assessor de imprensa da equipe do Amarelinho do Oeste, Valdir Pereira.

Segundo Pereira o motivo da desistência foi a dificuldade em encontrar patrocinadores. Neste ano a equipe pretendia aumentar o investimento na modalidade, mas a maioria dos parceiros da temporada passada (cerca de 70%) decidiram não continuar patrocinando o time do na temporada que se aproxima.

Com isso o clube, que foi quatro vezes campeão do Estado (1998, 1999, 2000 e 2002), decidiu não participar da principal competição do salonismo paranaense em 2012. O assessor do clube, em tom de desabafo, lamentou a decisão dos patronadores que levaram o clube à desistência: "Lamentamos dar essa informação, mas é preciso ter os pés no chão, não adianta querer dar o passo maior que a perna, precisamos encarar a realidade dos fatos, pois na época em que tínhamos patrocinadores como Grupo Maggi e Sicredi tudo era fácil e ninguém se preocupava como seria o futuro do nosso salonismo(..). Hoje diante das dificuldades existentes, muitos cobram e pedem pelo Amarelinho do Oeste, mas muitos também nunca quiseram saber qual é o custo para manter uma equipe dessa e tão pouco se prontificar para ajudar na manutenção do mesmo", observou.
Baiano sem clube
Apesar de existirem rumores sobre a desistência desde a semana passada, muitos foram pegos de surpresa com a notícia, principalmente porque o São Miguel conseguiu tirar o técnico Eduardo Pacheco Coelho, o Baiano, da equipe do CAD/Guarapuava, com uma proposta supostamente melhor que a do time guarapuavano no mês passado. Além disso, Baiano levaria três jogadores que defenderam o Guarapuava em 2011 para São Miguel: o goleiro Thiago, o ala/fixo Pitico e o ala Gauchinho. Agora os três jogadores e o treinador, que foi cinco vezes campeão da Chave Ouro, estão sem clube.
Candidatos à vaga
Com a desistência do São Miguel, que é uma das equipes mais tradicionais do Paraná, abre-se a oportunidade para mais uma equipe da Chave Prata ingressar na Chave Ouro de 2012 (Pato Branco e Ponta Grossa já estão garantidos por terem sido campeão e vice em 2011). O terceiro colocado da última Chave Prata foi o Toledo Futsal (que já demonstrou interesse em jogar a Chave Ouro em 2012) e o quarto foi a Unipa da cidade de Foz do Iguaçu. Estas seriam as primeiras opções para cobrir a vaga em aberto.

Outro clube que corre por fora e pode ficar com a vaga do São Miguel é o Colégio Londrinense (agora parceiro com o São Paulo Futebol Clube), que foi o campeão da Chave Bronze em 2011. Mas a se julgar pelo posicionamento da Federação Paranaense de Futsal no ano passado, quando manteve a equipe na Chave Bronze depois que esta desistiu de jogar a Chave Ouro no início de 2011, esta hipótese parece ser bem remota.

Outro possível desistente

Outra equipe que estaria com muitas dificuldades para viabilizar uma equipe para a disputa da Chave Ouro 2012 é o Palotinense Futsal. No começo do mês de dezembro do ano passado o presidente do clube afirmou ao jornal Folha de Palotina que seria muito difícil manter a equipe na Chave Ouro. No entanto, não há mais informações se a situação é a mesma do final do ano passado, ou se o clube já conseguiu parcerias para se manter na elite do futsal paranaense.

 

Com informações de www.cliqueesporte.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.