Uma paralisação está sendo programada por trabalhadores das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Detran-PR para a próxima terça-feira (17), caso o Governo do Estado não atenda reivindicações da categoria até sexta-feira (13).
Em Guarapuava, a exemplo de outros municípios do Paraná, três faixas de protesto foram afixadas na 6ª Ciretran, com os dizeres “Alta arrecadação, baixa remuneração”.
.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran do Paraná (Sisdep/PR), Gustavo Fatori, a decisão pela paralisação já foi votada em Assembléia e a expectativa é de adesão significativa em todo o Paraná. “Esperamos que a adesão dos estatutários seja de 100%, mas acreditamos que, na prática, deverá ser de cerca de 80%”, afirma.
Os trabalhadores demonstram insatisfação com a remuneração, condições de trabalho, falta de funcionários e falta de um plano de carreira próprio. “Não foi cumprido pela diretoria do Detran o que havia sido acordado com a categoria”, reclama. Segundo Fatori, havia sido estabelecido que a diretoria do Departamento daria andamento à criação de uma categoria específica para os funcionários do Detran, dentro do quadro geral de servidores do Estado – técnico de trânsito, a qual teria uma gratificação diferenciada.