22/08/2023


Cotidiano

Site da Associação Nacional dos Inventores disponibiliza orientações para quem pretende transformar boas ideias em produtos exclusivos

Para presidente da entidade – cuja missão é promover o desenvolvimento tecnológico no Brasil – conteúdo é de extrema importância para quem deseja transformar criatividade em lucratividade

Tudo começa com uma boa idéia na cabeça.Após o desenvolvimento de um protótipo e a realização de testes, o inventor tem a certeza de que o fruto daquela boa ideia vai melhorar a vida de muitas pessoas. A partir daí, muitos deles se perguntam: “O que fazer agora?”.
Para aqueles que gostariam de lançar-se no mundo das invenções, o site da Associação Nacional dos Inventores – www.inventores.com.br – é de leitura obrigatória. “A Associação Nacional dos Inventores foi criada exatamente para que as invenções brasileiras sirvam a toda sociedade e para estimular os inventores a continuar dedicando-se à descoberta de novidades”, diz Carlos Mazzei, presidente e fundador da entidade. “Trabalhamos na orientação e regularização das patentes de projetos e na posterior comercialização dos inventos em escala industrial. No nosso site, disponibilizamos muitas informações neste sentido”.
Ao visitar o site da ANI, o internauta conhecerá o trabalho da entidade, entenderá o que é patente e poderá, inclusive, fazer uma pesquisa de patentes já registradas. “Com um só click, já é possível acessar o site Patentes Online, nosso parceiro para as pesquisas. O processo de busca é fácil e rápido e, logo na página inicial do site de busca, já existem categorias que também ajudam a navegação”, diz Mazzei. “Além disto, o sistema permite ainda pesquisas avançadas para que o internauta encontre exatamente o que precisa”.
As patentes estão disponíveis em formato PDF, o que agiliza o download. É possível visualizar figuras e versões em HTML. “A atualização é mensal e é feita junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual”, reforça o presidente.
Outras “atrações” – O site da ANI possui um link que remete o internauta para o Museu das Invenções. Inaugurado em 1996 pela Associação, o espaço – localizado no bairro de Perdizes, em São Paulo, reune itens que refletem este universo. “Recebemos mais de 2 mil visitas por mês entre crianças, adultos e turistas que visitam a cidade”.
É possível, inclusive, assistir ao programa “Idéias & Invenções” – produzido pela ANI, apresentado por Mazzei e exibido semanalmente em TV aberta. “O programa entrevista inventores de sucesso, mas também mostra o que vem sendo produzido de inovador. É muito assistido e também é uma importante referência para pessoas criativas e empreendedoras”.
Notícias, indicação de links, casos de sucesso e projetos em busca de empresários são outras “atrações” do site. “Reafirmo que o volume de informações disponibilizadas por nós são muito valiosas para quem quer transformar criatividade em lucratividade. Nossa missão é promover as boas idéias e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, finaliza Mazzei.

O site da Associação Nacional dos Inventores é www.inventores.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo