22/08/2023
Geral

Sanepar registra um dos maiores consumos da história em Guarapuava

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A RSN recebeu várias reclamações de leitores sobre a falta de água que vem ocorrendo em alguns bairros de Guarapuava nos últimos dias. Além do desabastecimento, os leitores reclamam da falta de comunicado antecipado das datas, horários e locais dos cortes e do descaso dos atendentes no número de emergência da empresa (115).

Uma estudante universitária que reside no prolongamento da Vila Bela disse que não pôde ir à faculdade ontem (05), por não ter água em casa. “Foi a mesma situação de sábado (03). Ficamos sem água das 14h30 até a madrugada de domingo (04). Liguei no 115 e o atendente disse que temos que consumir menos e se eu me sentir prejudicada devo procurar meus direitos. Ontem (05) faltou água novamente e novamente foi restabelecida somente na madrugada de hoje (06). Novamente liguei e a resposta foi a mesma de sábado. Isso é um descaso com o consumidor. Pago a água e quero o direito de usá-la quando eu precisar ou quiser. Além disso, quando a água volta ela volta com muito cloro e é preciso filtrá-la para poder consumir. Estamos no verão e é lógico que as pessoas vão beber mais água e tomar mais banho. Quem tem que se organizar é a Sanepar, pois os consumidores pagam pela água e têm o direito de usá-la”, desabafa a estudante de Direito.

O consumidor Erineu Mayer também reclamou da falta de aviso sobre os cortes de água. “Todos nós estamos sofrendo com a falta de água. Além disso, quando ligamos para o 115 raramente alguém atende. Queremos ser avisados antecipadamente para podermos nos preparar para os cortes e ser atendidos com mais respeito pela empresa”, afirma Erineu.

De acordo com a coordenadora de Planejamento da Sanepar, Maria Olita Sasaki, o problema de desabastecimento em alguns bairros de Guarapuava foi motivado pelo consumo elevado e por rompimentos de rede em três pontos na cidade. “Nós registramos um consumo muito alto pela população no último final de semana, principalmente na sexta-feira. Nossa capacidade de armazenagem é de 9 milhões de litros e essa quantidade foi toda utilizada no final de semana. Por isso foi necessário o desabastecimento para que a reservação fosse normalizada. Hoje (06) já estamos com 7 milhões de litros armazenados. Se não houver nenhum contratempo, a armazenagem será normalizada, mas estamos deixando em alerta os bairros Bomsucesso, Padre Chagas, Primavera, Aeroporto e Xarquinho, pois se a situação não se normalizar pode haver desligamento à tarde nesses locais”, alerta Maria Olita.

Sai mais que entra

Conforme Maria Olita, os desabastecimentos de água que vêm ocorrendo em Guarapuava nos últimos dias são situações isoladas e em bairros alternados. “Como o consumo de água está muito elevado, o que está acontecendo é que está saindo mais água do que entrando nos reservatórios. Por isso é necessário desabastecer alguns bairros em horários e datas alternadas para que a cidade inteira não sofra com a falta de água. Essa situação será amenizada com o consumo consciente de água, evitando desperdícios. Além disso, o consumo deve ser amenizado, principalmente, nas sextas e nas segundas-feiras, onde água é utilizada sempre em maior quantidade”, explica a coordenadora da Sanepar.

Atualmente, conforme Maria Olita, a Sanepar em Guarapuava mantém a estação de tratamento em atividade 24 horas por dia para normalizar a situação e atender a demanda. “Estamos fazendo tudo que está dentro das nossas possibilidades, mas precisamos que a população contribua para amenizar esse problema”, enfatiza a coordenadora de Planejamento.

Amenizar o problema

Ara amenizar o excesso de consumo, a Sanepar está orientando os consumidores para que racionem ao máximo o uso de água. Abaixo, algumas dicas da empresa para que o consumo de água seja racionado e os cortes possam ser evitados:

Dicas de uso inteligente da água

– Pratique o reuso: aproveite a água do tanque ou da máquina onde foi lavada e enxaguada a roupa para lavar calçadas, pisos, calçados, tapetes e regar o jardim.
– Lave o carro usando a água em um balde. Isso reduz o consumo de água em até 300 litros.
– Diminua o tempo no banho: cinco minutos embaixo do chuveiro aberto consomem 70 litros de água.
– Feche sempre a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as mãos, fazer a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto!
– Ao lavar a louça, o ideal é fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo de lavagem da louça.
– Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
– Regule a válvula de descarga do vaso sanitário para reduzir o consumo de água.
– Ao observar possíveis vazamentos de água na rua, avise diretamente a Sanepar pelo telefone 115, pelo site www.sanepar.com.br ou no twitter (@sanepar_pr).

Cristina Esteche

Jornalista

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