Durante esta terça e quarta-feira, dias 13 e 14, das 9 às 17 horas, uma equipe de funcionários do PROCON de Guarapuava, estará em frente à Praça 9 de Dezembro orientando a população sobre tipos de conflitos do consumidor com produtos e serviços. Esse é um dos projetos que serão realizados na semana em que se comemora o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, dia 15 de março.
Outra atividade realizada pelo PROCON de Guarapuava será o 1° Seminário de Direito do Consumidor. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 15 de março, às 19 horas no auditório da Câmara Municipal.
PROCON
A coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) é um órgão que tem por objetivo informar, defender e orientar os consumidores na busca de solução para qualquer problema de consumo. Em Guarapuava, o PROCON foi instituído pela Lei Municipal n° 1572/2006 e Regulamentado pelo Decreto Municipal m° 1506/2007.
O PROCON desenvolve campanhas informativas sobre defesa do consumidor, pesquisa de preços de produtos e serviços de consumo básico, educação para o consumo nas escolas, fiscalização do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e apoio a entidades civis de defesa do cliente. O órgão é responsável por receber consultas sobre os diretos do cidadão-consumidor, denúncias e reclamações daqueles que tiverem problemas com produtos e serviços. E atende ainda no que se refere ao consumo de produtos e serviços nas áreas de assuntos financeiros, saúde, serviços, produtos, habitação, alimentos e consórcios.
COMO E ONDE RECLAMAR
Tenha sempre à mão os seguintes documentos para efetuar a reclamação:
– Faturas;
– Recibos;
– Certificados de garantia;
– Ordens de serviço;
– Contratos;
– Notas fiscais;
– Tíquete de caixa, etc.
Tente resolver o problema diretamente com o fornecedor do produto ou serviço, pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Anote o nome da pessoa que fez o atendimento, data e orientação ou encaminhamentos que foram apresentados. Não tente sanar o vício ou defeito sozinho, pois pode ampliar o dano ou ainda anular a garantia.
Identifique bem o problema e a solução que deseja:
– Devolução do dinheiro;
– Reparação do produto ou serviço;
– Troca por produto em boas condições de uso.
Para reclamar é preciso:
– Nome, endereço, CNPJ e telefone do fornecedor;
– Motivo da reclamação, citando as condições nas quais adquiriu o produto ou solicitou a prestação de serviço;
– Solução que pretende;
– Cópias dos documentos referentes à reclamação;
– Cópias do RG e comprovante de residência do consumidor;
Se não houver solução procure o PROCON.
SERVIÇO – O PROCON de Guarapuava fica localizado na Rua Saldanha Marinho, n° 2837 -Bairro dos Estados, o telefone é o 3621-4590.
Com foto e informações da assessoria/Prefeitura