22/08/2023


Geral

Procon orienta consumidor

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Durante esta terça e quarta-feira, dias 13 e 14, das 9 às 17 horas, uma equipe de funcionários do PROCON de Guarapuava, estará em frente à Praça 9 de Dezembro orientando a população sobre tipos de conflitos do consumidor com produtos e serviços. Esse é um dos projetos que serão realizados na semana em que se comemora o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, dia 15 de março.

Outra atividade realizada pelo PROCON de Guarapuava será o 1° Seminário de Direito do Consumidor. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 15 de março, às 19 horas no auditório da Câmara Municipal.

 

PROCON

A coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) é um órgão que tem por objetivo informar, defender e orientar os consumidores na busca de solução para qualquer problema de consumo. Em Guarapuava, o PROCON foi instituído pela Lei Municipal n° 1572/2006 e Regulamentado pelo Decreto Municipal m° 1506/2007.

O PROCON desenvolve campanhas informativas sobre defesa do consumidor, pesquisa de preços de produtos e serviços de consumo básico, educação para o consumo nas escolas, fiscalização do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e apoio a entidades civis de defesa do cliente. O órgão é responsável por receber consultas sobre os diretos do cidadão-consumidor, denúncias e reclamações daqueles que tiverem problemas com produtos e serviços. E atende ainda no que se refere ao consumo de produtos e serviços nas áreas de assuntos financeiros, saúde, serviços, produtos, habitação, alimentos e consórcios.

COMO E ONDE RECLAMAR

Tenha sempre à mão os seguintes documentos para efetuar a reclamação:

– Faturas;

– Recibos;

– Certificados de garantia;

– Ordens de serviço;

– Contratos;

– Notas fiscais;

– Tíquete de caixa, etc.

Tente resolver o problema diretamente com o fornecedor do produto ou serviço, pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Anote o nome da pessoa que fez o atendimento, data e orientação ou encaminhamentos que foram apresentados. Não tente sanar o vício ou defeito sozinho, pois pode ampliar o dano ou ainda anular a garantia.

Identifique bem o problema e a solução que deseja:

– Devolução do dinheiro;

– Reparação do produto ou serviço;

– Troca por produto em boas condições de uso.

Para reclamar é preciso:

– Nome, endereço, CNPJ e telefone do fornecedor;

– Motivo da reclamação, citando as condições nas quais adquiriu o produto ou solicitou a prestação de serviço;

– Solução que pretende;

– Cópias dos documentos referentes à reclamação;

– Cópias do RG e comprovante de residência do consumidor;

Se não houver solução procure o PROCON.

SERVIÇO – O PROCON de Guarapuava fica localizado na Rua Saldanha Marinho, n° 2837 -Bairro dos Estados, o telefone é o 3621-4590.

 

Com foto e informações da assessoria/Prefeitura

Cristina Esteche

Jornalista

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