22/08/2023
Esportes

Torneio de tênis inicia hoje (16)

imagem-36173

 

Começa nesta sexta-feira, dia 16, em Guarapuava , na sede campestre do Guaíra Country Clube a etapa do Circuito Regional Oeste de tênis. Mais de 80 competidores participam do torneio, que será realizado em 12 categorias, divididas por idade e nível técnico.

No total, cerca de 50 guarapuavanos estarão disputando. “Tem muito tenista bom jogando no interior. Estamos mostrando que o Circuito Oeste é forte”, afirmou Aguinaldo Silva, coordenador do departamento de tênis do Guaíra.

 

As disputas, nesta sexta-feira, 16, começam às 18h. No fim de semana, às 8h30. A entrada é gratuita. “Todos estão convidados a assistir. É uma oportunidade para conhecer um pouco mais do esporte. O clube está abrindo portas para quem quer aprender tênis, através de convites com validade de 30 dias”, disse Aguinaldo.

 

A etapa de Guarapuava faz parte do Circuito Oeste que é realizado em quatro municípios. Além de Guarapuava, Francisco Beltrão, Palmas e, até o ano passado, Pato Branco. Porto União deve substituí-lo nesta edição.
A competição, entretanto, reúne atletas de vários municípios, como Ponta Grossa, Irati, Laranjeiras do Sul e até Xanxerê (SC).

 

Luiz Henrique Silvestri Ribeiro, 13, é um dos participantes de Guarapuava. Ele joga tênis há seis anos e já ganhou vários torneios regionais. Apesar das conquistas e do desejo de se profissionalizar, a prioridade são os estudos. “Estudar primeiro, fazer faculdade, continuar treinando e tentar”.

 

O atleta, que hoje é um dos destaques do tênis em Guarapuava, explica como é a evolução técnica. “Começa do zero. O professor ensina com uma raquete pequena e leve e com bolas com pouco peso. Depois, passa para bolas mais duras. Com três meses eu já conseguia jogar”.

Além da evolução no tênis, Ike, como é conhecido, disse que ocorreram avanços também no colégio. “Consigo concentrar-me melhor nas aulas”. Ele pratica outros esportes, como futsal e handball, mas o preferido é o tênis. “É mais cabeça. Joga sozinho. É você por si próprio”.

 

Entre os competidores, também estarão cinco adolescentes do projeto social Tô no Tênis, que oferece treinamento a crianças de baixa renda.

 

Fo/Ilustrativa/Divulgação – Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.