A maioria dos atletas de Guarapuava conquistou títulos na etapa do Circuito Regional Oeste de Tênis sediado pelo Clube Guaíra. Dos 80 competidores, cerca de 50 são de Guarapuava. Os atletas locais venceram sete das nove classes, divididas por idade e nível técnico.
Segundo o coordenador do departamento de tênis do Guaíra, Aguinaldo Silva, o evento que aconteceu no último final de semana em Guarapuava superou as expectativas em número de participantes e público, fator favorecido pelas condições climáticas no fim de semana. “É mais uma demonstração do crescimento do esporte em Guarapuava. Deve estimular mais pessoas a participarem”.
O coordenador também destacou a participação das mulheres na competição, bastante acima das edições anteriores. “Fechou três classes no torneio. Antes fazíamos em duas”.
“É um campeonato grande, vem gente de fora, muito legal”, disse Victor Andriola Taborda, 14, finalista na quarta classe. Ele joga tênis há pouco mais de um ano, por influência do tio. Pela empolgação de Victor, a relação com o esporte deve ser longa. “Procuro jogar todo dia, quando não jogo, fico triste”.
Responsável pela inserção do menino no tênis, Carlos Alexandre Andriola, 30, destaca a praticidade do esporte. “Não precisa de muitas pessoas para praticar, não é como futebol que tem de ter 11 participantes. É saudável, conhece pessoas bacanas e faz bastantes amizades”.
É o que afirma também o professor de educação física Eloir Rafael Nogueira, 38. “Como qualidade de vida, é um espetáculo. Trabalha várias partes do corpo, coordenação motora, deslocamento, agilidade e o aspecto mental. O tênis exige muita concentração”.
Morador de Palmas, Eloir joga tênis há 20 anos, e é terceira vez que veio a Guarapuava disputar campeonato, dessa vez acompanhado por cerca de 15 conterrâneos que também se inscreveram no torneio.
Circuito Oeste
O Circuito Oeste é realizado em quatro municípios. Além de Guarapuava, Francisco Beltrão, Palmas e, até o ano passado, Pato Branco. Porto União deve substituí-lo nesta edição.
A competição, entretanto, reúne atletas de vários municípios, como Ponta Grossa, Irati, Laranjeiras do Sul e até Xanxerê (SC).
Foto: Rodrigo Francischetti, de Guarapuava, e Elton Godoi, de Palmas, foram finalistas na segunda classe
Com assessoria
Vencedores do torneio
1ª classe:
Fabio Pereira (Ponta Grossa)
2ª classe:
Rodrigo Francischetti (Guaíra Country Clube)
3ª classe:
Fernando Tulio (Guaíra Country Clube)
4ª classe:
Alexandre (Chopinzinho)
5ª classe:
Gabriel Arruda (Guaíra Country Clube)
12 Anos:
Luige Segabinazzi (Guaira Country Clube)
1ª classe feminina:
Karla Almeida (Guaira Country clube)
2ª classe feminina:
Paola Almeida (Guaíra Country Clube)
3ª classe feminina:
Larissa Gomes (Guaíra Country Clube)