Nesta semana, o professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro, cumpre agenda em Curitiba e Brasília. Na capital paranaense, o reitor participou de reunião do “Conselho de Reitores”. Já em Brasília, Bona participa de audiência pública na Comissão de Educação do Senado Federal, de seminário sobre o Plano Nacional de Educação – PNE, e de reuniões com o senador Sérgio de Souza e com o deputado federal Sandro Alex.
Ontem, terça-feira (17), o reitor da Unicentro esteve na reunião do Conselho de Reitores. Bona contou que foram discutidos vários assuntos, mas dois, em particular, interessam aos servidores. Um deles trata da correção salarial docente (em quatro parcelas a partir de outubro deste ano) que já está minutada e será encaminhada à casa civil neste dia 18, de forma que, ainda neste mês de abril, poderá ser encaminhada à Assembleia Legislativa para análise e deliberação. O segundo assunto é sobre a proposta de novo plano de carreira dos agentes universitários, que está em fase final de elaboração e deverá ser apresentada aos servidores no dia 24 de abril, conforme já anunciado pelo Governo do Estado.
Em Brasília, hoje, quarta-feira (18), Bona participa, como representante da Associação Brasileira dos Reitores da Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), de audiência pública na Comissão de Educação do Senado Federal, presidida por Roberto Requião, para discutir a questão da autonomia universitária e do financiamento federal às instituições estaduais e municipais.
Ainda hoje, o reitor se encontra com o senador Sérgio de Souza, para promover articulações em favor da liberação de emendas orçamentárias para a Unicentro. Bona destacou que são previstos mais de R$ 3 milhões, “mas que será necessária bastante articulação para conseguir a liberação”.
Amanhã (19), o reitor participa de seminário sobre o PNE, promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – Crub, e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – Sesu/MEC, com a presença do relator do processo, o deputado federal Angelo Vanhoni. O último compromisso de Bona é uma reunião com o deputado federal Sandro Alex, sobre o financiamento de projeto de infraestrutura na área de esporte, traçando estratégia para audiência que será realizada nos próximos dias com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.