Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe, que será encerrada na sexta-feira (25). De acordo com Programa Estadual de Imunização, até esta segunda-feira (21), mais de 935 mil paranaenses, da meta de 1,3 milhão, receberam a dose. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores da área de saúde que atendem casos de gripe.
Dos 399 municípios, apenas 40 atingiram a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde (80%). Os municípios de Fernandes Pinheiro, Goioxim, Nova Aliança do Ivaí e Bela Vista do Caroba vacinaram mais de 93%. “Estamos intensificando a campanha nas regionais de saúde para que os municípios vacinem todos os grupos prioritários até sexta-feira”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O Ministério da Saúde ainda não informou se a campanha será prorrogada.
Guarapuava
Até esta segunda-feira, dia 21, 12.486 pessoas, o equivalente a 51% da meta, foram imunizadas em Guarapuava. “As pessoas que se encontram nos grupos de vacinação não devem deixar de se vacinar e se prevenir”, alertou Dr. Fernando Pedrotti, Chefe da Vigilância Sanitária. “Não é preciso ter receio, a vacina contra a gripe tem poucos efeitos colaterais e contraindicações”, completou.
De acordo com o médico, a vacinação contra a gripe só é contra-indicada para as pessoas que tem alergia à vacina, à proteína do ovo, ou estiver com mais de 38 graus de febre. “Os pais devem ter em mãos a carteirinha de vacinação dos filhos, e o ideal é que as grávidas levem a carteirinha de gestante, ou então um documento de identidade”, afirmou Pedrotti.
O horário de vacinação é das 8 às 17 horas. Para mais informações o telefone é o 3621-3716.
Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:
• Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
•Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
•Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
•Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
•Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
•Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;
•Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
•Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.