22/08/2023



Educação

Apresentações culturais marcam Jornada de Pedagogia da Guairacá

imagem-38651

 

A IV Jornada de Pedagogia da Faculdade Guairacá já está acontecendo e neste ano tem como tema “As Interfaces da Pesquisa na Formação em Pedagogia”.

A semana de estudos teve início na segunda-feira (28) com apresentações culturais. Acompanhados pela professora Márcia Rickli, o coral da Casa da Cultura abrilhantou a noite e os alunos do Centro Cultural de Entre Rios também encantaram o público presente com o instrumental, mostrando a pluralidade cultural do Brasil. O grupo Musizieren mit Freunden, que traduzido significa ‘fazendo música com amigos’, é um dos grupos mantidos pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira de Entre Rios. O grupo é coordenado pela professora Márcia Klann Milla e é composto atualmente por oito integrantes, crianças de 8 a 11 anos de idade, alunos de flauta, piano e bateria.

 

Na ocasião, o Diretor Geral da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares, parabenizou os mais de 120 professores, acadêmicos e egressos do curso da instituição que passaram no concurso da Prefeitura de Guarapuava, inclusive em primeiras colocações.

A palestra da noite foi presidida pela Prof. Dr. Evelcy Monteiro Machado, da Universidade Federal do Paraná, que falou sobre sua área de pesquisa, um campo bastante conhecido, mas pouco explorado, que é o da Pedagogia Social.

Segundo dados emitidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de 185.712.713 brasileiros. A professora ressaltou os dados afirmando a responsabilidade dos pedagogos pela escolarização dessas milhares de pessoas. “Há muito chão a ser percorrido antes de termos orgulho do país, e a responsabilidade dos pedagogos nesse processo é essencial. São eles que farão a educação do futuro, por isso a importância da qualificação destes”. Evelcy ainda ressaltou que antes, pensava-se pedagogia só dentro da escola, mas hoje entende-se que esse papel vai muito além das salas de aula.

 

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo