CAntuquiriguaçu – Os municípios que compõem a região da Cantuquiriguaçu, no oeste do Paraná, começam a receber incentivo para a promoção de novos postos de trabalho e renda. A partir deste ano, o Sebrae/PR leva a 20 cidades da região, e também aos municípios de Laranjal e Palmital, uma série de atividades com foco no empreendedorismo. A estratégia é contribuir para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável da região, com a geração de novos negócios e com o fortalecimento de empresas já existentes.
Produtores rurais, proprietários de pequenas agroindústrias, membros de associações, jovens empreendedores e empresários terão a oportunidade de participarem de cursos, palestras, seminários, workshops, consultorias, treinamentos, entre outras atividades. São soluções que o Sebrae/PR dispõe para promover conhecimento e informações sobre a gestão de micro e pequenas empresas.
Essas ações estão inseridas na estratégia do programa Territórios da Cidadania, uma iniciativa do Governo Federal, que visa incrementar a economia de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com investimentos em infraestrutura, incentivo à produção agrícola e estímulo a cadeia econômica local, em diversas regiões do País, e que o Sebrae atua como entidade parceira.
A atuação do Sebrae/PR visa contribuir para melhorar o IDH dos municípios da região de Cantuquiriguaçu, por meio da disseminação da cultura empreendedora, promoção da cultura de cooperação e, ainda, a criação, desenvolvimento e consolidação de novos negócios, explica o consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max Lira Batista.
Atuação
Um exemplo de como será o trabalho do Sebrae/PR na região é a realização do Empreendedores em Ação. Pessoas interessadas em abrir um negócio ou empresários que queiram melhorar a gestão de suas empresas vão receber orientações e informações sobre oratória, gestão do tempo, liderança, coordenação de reuniões, gestão de pessoas, marketing pessoal e rede de contatos.
O Empreendedores em Ação já foi lançando nos municípios de Palmital e Marquinho. Ainda em março, o programa chega aos municípios de Laranjal; Nova Laranjeiras; Goioxim; Candói; Ibema; Pinhão; Guaraniaçu; Rio Bonito do Iguaçu; Quedas do Iguaçu; Espigão Alto do Iguaçu; Virmond; Cantagalo; Três Barras do Paraná; Reserva do Iguaçu; Diamante do Sul; e Laranjeiras do Sul. Em abril, o Empreendedores em Ação será lançado em Campo Bonito e Foz do Jordão. O Programa também será realizado em Porto Barreiro e Catanduvas.
O Sebrae/PR ainda vai comandar outras ações voltadas aos empresários, com a realização de diagnóstico nas empresas, curso de planejamento estratégico e consultorias especializadas. A entidade também vai realizar o Programa Próprio, uma solução sob medida para orientar pessoas interessadas em abrir uma empresa, desde a análise da ideia até o plano de viabilidade do negócio. Outro foco da atuação do Sebrae/PR são os grupos associativos, com a realização de palestras, oficinas de planejamento e cursos.
Além da região de Cantuquiriguaçu, o Sebrae/PR também está levando a cultura do empreendedorismo aos municípios do Vale do Ribeira, região que também foi reconhecida como Território da Cidadania, pelo Governo Federal. Ao todo, são 60 territórios em todo o Brasil.