22/08/2023
Segurança

Policia Civil implanta sistema de gestão eletrônico do Fundo Rotativo

A gestão dos recursos disponibilizados pela Polícia Civil para custeio de delegacias e distritos policiais tem uma nova ferramenta de controle e fiscalização. O Fundo Rotativo Eletrônico, que está em funcionamento desde o início desta semana, confere maior transparência na prestação de contas dos gestores das vinte subdivisões do interior e de seis divisões sediadas na capital que administram os recursos.

A implementação do sistema (www.gestaofinanceira.sesp.parana) atende a determinação do governador Beto Richa para que a Secretaria da Segurança Pública promova a modernização do sistema administrativo das policias. Para dar encaminhamento ao este processo a pasta editou a resolução 90/2012.

Desenvolvido com o objetivo de aprimorar o controle da utilização dos recursos que passaram a ser geridos pelos delegados subdivisionais, o novo sistema está disponível para o lançamento de notas fiscais oriundas de prestadores de serviços e fornecedores. O sistema online permite a visualização da distribuição de recursos por município, com relatórios que apresentam a compra de serviços de forma detalhada, em tempo real.

O Fundo Rotativo Eletrônico foi desenvolvido pela Celepar, com base num sistema que já vem sendo utilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) há mais de uma década. A previsão é de que as informações compiladas pelo sistema estejam disponíveis para o acesso da população em no máximo 120 dias.

A programação permite com que cada gestor defina mais de um operador, cada um com uma chave específica, que terá a função de alimentar o sistema. O Fundo Rotativo Eletrônico já faz diretamente uma busca pelo CNPJ do prestador de serviço ou fornecedor e, havendo qualquer restrição, impede que a nota seja lançada. Tal medida dá maior credibilidade para as informações registradas pelo sistema.

Desenvolvido em tempo recorde, em menos de 30 dias, o sistema reflete uma série de mudanças pelas quais vem passando o Grupo Auxiliar Financeiro (GAF) da Polícia Civil. “Esta é uma das medidas que passamos a aplicar para qualificar a gestão dos recursos com foco na transparência e no compromisso que a Polícia Civil tem com a sociedade”, afirma o delegado Jairo Estorílio, que assumiu o GAF no dia 1.º de junho.

Na mesma data, o delegado Naylor Gustavo Robert de Lima assumiu o Grupo Auxiliar de Planejamento (GAP) e o delegado Valmir Soccio assumiu a divisão de Infra-estrutura (DIE). “Estamos num processo de modernização dos nossos sistemas para dar respostas mais rápidas à sociedade e aos órgãos de controle como o Tribunal de Contas.

Com AEN

Cristina Esteche

Jornalista

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