Cheques sem fundo atinge o maior índice nos últimos três anos - RSN
22/08/2023
Economia

Cheques sem fundo atinge o maior índice nos últimos três anos

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

 A taxa de cheques sem fundo atingiu, nesse primeiro semestre de 2012, o maior índice para o período dos últimos três anos, com 2,07% do total de cheques compensados.  O patamar atingido nesse ano só não ultrapassou o percentual atingido em 2009 quando o índice chegou a bater 2,3 % conforme publicou o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, no dia de hoje (12).

Segundo o economista da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, a grande quantidade de cheques sem fundos é reflexo direto da situação de endividamento da população, e está associada ao famoso jeitinho brasileiro do consumidor para conseguir driblar o orçamento mais apertado. “O consumidor gastou muito e, para poupar o limite do cartão de crédito, muitas vezes ele recorre aos cheques pré-datados.” Explica o economista.

Em uma avaliação individual por estado, pode-se perceber que o estado com mais cheques sem fundo emitido nesse período, é Roraima, onde 15% do total de documentos emitidos não tinha como ser compensado. Já o estado do Paraná ficou 22º na lista com 27 estados, ficando inclusive abaixo da média nacional 1,86% de documentos nessa situação. São Paulo foi o ultimo da lista com apenas 1,54% de cheques sem fundo.

 

Com Assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.