22/08/2023


Geral

Richa anuncia reajuste para universidades a partir de outubro

imagem-41529

O governador Beto Richa decidiu ontem, sexta-feira (10/08), em reunião com o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, e com os reitores Nádina Moreno (Universidade Estadual de Londrina – UEL) e João Carlos Gomes (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG), encaminhar mensagem à Assembleia Legislativa para a concessão de reajuste de 7,14% aos professores das universidades estaduais, a partir de outubro deste ano.

O reajuste é a primeira parcela do plano de equiparação salarial dos professores do ensino superior com o quadro técnico das universidades estaduais. “Estamos fazendo um esforço muito grande para consertar defasagens que encontramos na administração pública, e essa equiparação dos docentes estaduais com técnicos das universidades estaduais é uma delas”, disse o governador.

“Reconhecemos a boa vontade do governo e a disposição para o diálogo permanente”, afirmou Bona. O presidente da Apiesp confirmou que o governador se comprometeu em enviar, já na segunda-feira (13), o projeto à Assembleia Legislativa. “Além dessa notícia, de que o projeto de reajuste vai para Assembleia no início da próxima semana, o governador Beto Richa também se comprometeu a liberar, ainda na próxima semana, todos os processos de contratação de professores para as universidades. São inúmeros processos que, desde fevereiro de 2011, estavam parados e que agora o governador determinou que todos sejam assinados e resolvidos”, destacou Bona, que contou ainda que a audiência com o governador foi agendada pela Apiesp e os reitores que participaram também puderam expor os problemas das instituições.

“O nosso governo busca corresponder às expectativas do funcionalismo e da sociedade, mas também dedica muita atenção às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, que também participou da reunião.

A mensagem com o projeto de lei será encaminhada à Assembleia Legislativa no início da próxima semana. O sistema de ensino superior público do Paraná é formado por sete universidades estaduais e representa hoje um orçamento de cerca de R$ 1,3 bilhão por ano, inteiramente custeado pelo Governo do Estado, embora constitucionalmente o ensino superior seja de responsabilidade do Governo Federal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo