22/08/2023



Educação

Jornadas realizadas pela Campo Real ainda repercutem

imagem-41758

Ainda repercute a  IV Jornada de Psicologia: Saúde Mental e Contemporaneidade e a III Jornada sobre Violência realizadas pela  Faculdade Campo Real, entre os dias 14 e 16 de agosto.  Nesses dias, entre conferências, palestras e minicursos, estudantes e profissionais trocaram experiências e fizeram da Jornada um espaço da reflexão sobre os diversos aspectos da prática do psicólogo. Temas como os aspectos relativos à atuação junto à dependência química, às redes de atenção psicossocial e à saúde mental infanto-juvenil foram assuntos abordados durante o primeiro dia do evento. Já no segundo, os participantes puderam escolher entre variados minicursos, que contaram com profissionais que discutiram o assunto da medicalização da infância, da atuação do psicólogo junto a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e também no sistema penitenciário. Foram abordados os temas dos projetos de vida de adolescentes, das oficinas terapêuticas e da violência contra a mulher.

No último dia, a reflexão sobre a relação entre Direito e Psicanálise foi trazida à tona através de um viés interdisciplinar. Finalmente, como encerramento, docentes da Faculdade Campo Real tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de suas atividades de pesquisa de mestrado.

De acordo com a professora Angela Cristina da Silva, o colegiado de Psicologia  avalia  o evento tenha sido como muito proveitoso e espera continuar oferecendo atividades atrativas para seus alunos e também para a comunidade externa. "Entendemos que, o fazer do psicólogo passa, necessariamente, por momentos como este, em que nos sentamos, ouvimos e refletimos sobre nosso campo de conhecimento e de atuação, especialmente porque procuramos demonstrar que o psicólogo é um profissional de seu tempo, que observa, analisa, critica e se oferece como ferramenta da mudança, mesmo que essa mudança se faça presente apenas pela força de sua voz", afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo