22/08/2023
Geral

Acadêmicos ganham concurso gastronômico na FENAFEP

imagem-41882

Entre os dias 9 a 12 de agosto foi realizada em Prudentópolis a terceira edição da maior festa do feijão preto no Brasil: a FENAFEP. A festa foi promovida em alusão ao aniversário do município e contou com uma programação bastante diversificada, como exposições culturais e artísticas, torneios, parque de diversões e um concurso gastronômico.

A partir do tema ‘feijoada’, participantes da região prepararam diferentes pratos que foram avaliados segundo os critérios apresentação, criatividade e sabor, e a primeira colocação do concurso ficou para uma aluna do curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá, Jayne Damas, que por curiosidade quis participar juntamente com seu colega de sala, Renato Gabriel de Lima, do 4º Período.

O prato ganhador recebeu o nome de "Feijoada Sabor da Serra", uma sugestão do pai da participante para homenagear as serras e cachoeiras do município. Os acadêmicos contam que essa vitória foi bastante significativa para eles e que o curso na Guairacá foi o incentivo inicial, para que colocassem em prática tudo o que aprenderam, desde questões relacionados à higiene, preparo e estética do prato. “O que mais nos surpreendeu foi ter ganho de pessoas que competiam há anos no concurso, e essa vitória serviu mais para mostrar às pessoas que gastronomia é muito mais do que ficar na frente das panelas”, relata a estudante.

O estudo da gastronomia vai muito além de se aprender a cozinhar, mas envolve todo um estudo da culinária, das bebidas e dos materiais utilizados na preparação dos alimentos. É uma arte que envolve todos os sentidos, além de criação, imaginação e ainda reflete aspectos culturais e tradicionais de um povo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.