22/08/2023

O espaço da democracia

O Calçadão da XV de Novembro em Guarapuava é o espaço mais democrático da cidade durante as campanhas eleitorais. Para o eleitor a cidade começa a viver o clima de eleições somente quando os “blocos” são colocados na rua em volumes.

Demarcado pela Justiça Eleitoral o espaço de cada coligação é respeitado pelas demais num exemplo claro de que a campanha segue em ritmo de paz e de alto nível. Salvo exceções patrocinadas pelo candidato situacionista, terceiro colocado na pesquisa do Ibope, Fábio Martins Ribas durante debate na Tarobá e a apreensão de panfletos depreciativos que seriam distribuídos contra o primeiro colocado Cesar Filho.

Bandeiras com cores partidárias, jingles que se misturavam, carros de som que passavam a cada instante, mulheres, homens, jovens, de todas as idades, das diversas classes sócias deram o tom na manhã de sábado no Calçadão. Alguns com maior contingente de pessoas, outros só para marcar presença como foi o caso da Coligação “Bons ventos Guarapuava”, que soprou uma brisa amena no sábado de muito sol. Algumas bandeirolas foram cravadas num dos canteiros da XV e alguns candidatos a vereador pelo PMDB, partido coligado, faziam a festa, tímida. “Cadê o nosso candidato, cadê o nosso carro de som?” questionava um petista.

Em outra esquina, em frente a agência central dos Correios, a coligação Guarapuava cada vez melhor agitavam bandeirolas com o número do candidato a prefeito Fabio Martins Ribas, enquanto mulheres abordavam quem passava para entregar “santinhos”.

A novidade e a maior animação ficaram por conta da coligação Aliança para o progresso. No lugar das tradicionais faixas com a foto e o número dos candidatos, nas intervenções nos sinaleiros, jovens seguravam letras que juntas formavam o número e o nome do candidato Cesar Filho, e revezava com o endereço do site do candidato: www.cesarfilho23.com.br
No final da manhã, Cesar Filho compareceu e fez uma caminhada pelo Calçadão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.