22/08/2023



Agronegócio

Produtores devem declarar ITR até 28 de setembro

imagem-42587

Os proprietários rurais têm até o dia 28 de setembro para entregar a Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) à Receita Federal.

A apresentação da declaração do ITR é obrigatória para pessoa física ou jurídica, que seja proprietária, titular do domínio ou possuidora a qualquer título. Envolve, inclusive, quem usufrui do imóvel.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Sindicato, quem não fizer a declaração estará impedido de tirar a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de uma compra ou venda de propriedade rural e na obtenção de financiamento agrícola.

No Sindicato Rural de Guarapuava e Extensões de Base Candói e Cantagalo, funcionários capacitados realizam o serviço para produtores rurais associados ou não à entidade. No ano passado, o Sindicato preencheu e entregou 828 declarações do imposto.

Para declarar o ITR, o proprietário deve comparecer ao Sindicato Rural (Rua Afonso Botelho, bairro Trianon, 58) ou nas Extensões de Base Candói (Rua XV de Novembro, 2687) e Cantagalo (Rua Olavo Bilac, 59 – sala 2). É necessário trazer o último ITR e matrícula atualizada do imóvel, caso tenha sido feito alguma transação de compra ou venda. Vale lembrar que quem perder o prazo ainda poderá declarar. No entanto, terá que pagar multa, além de juros e correção monetária.

Mais informações pelo telefone (42) 3623-1115.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo