22/08/2023

Governo reduz IPI, prefeitos “pagam o pato”

Pois é! Os prefeitos de municípios de pequeno porte, com população inferior a 20 mil habitantes, estão tendo que cortar da própria carne para fazer frente à queda no valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Dispensa de estagiários, exonerações de secretários, diretores de departamentos, paralisação de obras e outras contenções, incluindo aí o tradicional cafezinho, são algumas alternativas para a contenção das depesas.

Mas o que poucos sabem é que esses cortes tem como causa a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)  que fomenta o mercado automobilístico e de eletrodomésticos da chamada linha branca, mas penaliza os municípios. Ou seja: enquanto o governo aquece um lado, os prefeitos pagam o pato de outro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.