22/08/2023
Cotidiano

Profissionais comemoram o dia do Agente Penitenciário em Guarapuava.

Na ultima terça feira (13), comemorou-se em todo o pais o dia do agente penitenciário. Em Guarapuava os funcionários do setor aproveitaram a realização do “I Encontro de Servidores do Sistema Prisional de Guarapuava” para comemorar a data.

O evento ocorre até o fim da tarde desta quarta feira (14)no Auditório do PDE -Cedeteg, e discute vários temas como Direitos Humanos, imagem do servidor penitenciário, tratamento penal e drogadição.

O principal grupo contemplado pelo curso são os agentes penitenciários da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava. Especialmente nessa terça feira (13) ondehouve uma homenagem dos professores aos agentes. Segundo Marilza Campos, coordenadora do evento “Nossa missão é a partir destes momentos de formação criar uma cultura de capacitação continuada para o servidor público que atua em espaços prisionais, principalmente para o agente penitenciário. Todos os dias sofremos com o preconceito diante da sociedade que entende nosso trabalho como apenas de contensão, e ainda precisamos atender políticas e metas que envolvem o tratamento do preso. Por isso, queremos refletir com estas instâncias, a comunidade e as lideranças, que além de planejamento e orçamento, investir na educação do servidor e prevenir problemas pontuais. Guarapuava é referencia de tratamento penal e caminha agora para uma nova etapa que é a capacitação de multiplicadores para todo o Estado”

Hoje no término do evento será feita uma ação de doação de sangue ao Hemocentro de Guarapuava, pelos vários profissionais que participam do evento, sugestão vinda dos próprios agentes penitenciários participantes.

Após o término do curso vários agentes ainda participam do Torneio de Futsal promovido pelo Ceebja Nova Visão e pela Secretaria de Esportes do Município.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.