A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) recebeu a confirmação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), que passará a contar com dois novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). O campus Santa Cruz, em Guarapuava, terá a inclusão do grupo PET de História. Para Irati, o governo aprovou o PET de Engenharias, que engloba os cursos de Engenharia Florestal e Ambiental.
O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das instituições de ensino superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O professor Daniel De Paula, responsável pela Diretoria de Ação Pedagógica (Dirpape) e presidente do Comitê Local de Acompanhamento dos Grupos PET/Unicentro – CLA-PET/Unicentro, explicou que a inserção dos novos grupos PET no cotidiano da instituição irá propiciar novos recursos na forma de bolsas, além de contribuir na melhoria da qualidade dos cursos e auxiliar no combate à evasão e retenção escolar.
Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o simples fato da instituição ter dois dos cinco grupos PET aprovados no Paraná já revela a seriedade e eficiência com que os trabalhos são executados na Universidade. “Estas aprovações são um exemplo claro da forma com que a instituição atua na busca por novos projetos que possam alavancar ainda mais a qualidade do ensino superior em nossa instituição”, disse. O reitor ainda parabenizou a Proen pela coordenação da proposta e o CLA-PET/Unicentro pela seleção interna das propostas.
Com esses dois novos grupos, a Unicentro contabiliza oito cursos com equipes do PET. Além dos grupos de História e de Engenharias, a instituição já contava com alunos em programas nos cursos de Geografia, Letras, Física, Agronomia, Química e Filosofia.
Da assessoria