22/08/2023


Geral

Após falta de água, abastecimento volta ao normal em Guarapuava

imagem-45997

Após o passarem o final de semana sem água nas torneias, famílias que residem em bairros de Guarapuava contam nesta segunda-feira (10) com o abastecimento normal. Segundo a Sanepar, o abastecimento foi normalizado já na madrugada dessa segunda feira (10), contudo, alguns problemas pontuais ainda podem ser percebidos, mas a empresa já trabalha na solução desses casos.

Moradores de vários bairros da cidade, como: Centro, Santana, Jordão, Vila Planalto, Vila Bela, Jardim Aeroporto, Jardim das Américas, Cristo Rei, Parque das Árvores, Santa Cruz e Paz e Bem, reclamaram da falta de água durante os últimos dias, em especial no sábado onde a falta de água foi maior. Alguns usaram as redes sociais para de uma forma bem humorada reclamar da falta de abastecimento, já no bairro Vila Bela e em vários outros pontos da cidade, pessoas com garrafas, galões e baldes buscavam água em olhos de água e fontes.

Segundo a Sanepar a falta de água ocorreu devido ao alto consumo provocado pelo calor, pelo tempo abafado e seco. Desde o inicio da semana a queima de um motor da bomba de captação já vinha prejudicando o abastecimento, porém, o grande consumo foi fundamental para a falta de água na cidade.

Para acabar com esse problema, a companhia pede que haja o uso racional de água. "A população precisa colaborar economizando para evitar um transtorno ainda maior, ou poderá haver risco de falta d água.", alerta a empresa. A empresa recomenda também, a instalação de caixas de água nas residências para que não haja risco de falta de abastecimento em momentos emergenciais ou quando há manutenção da rede.

A Sanepar informa algumas medidas que podem ser tomadas por todos para auxiliar na economia de consumo, como :

• Evite lavar carros e calçadas
• Conserte vazamentos
• Tome banhos mais rápidos
• Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça
• Junte roupas para lavar todas de uma só vez
• Reaproveite a água do enxágue das roupas para lavar pisos e calçados
• Regule a válvula de descarga do vaso sanitário para consumir menos

 

Foto: Fila para pegar água na bica do Rio Cascavelzinho.

MATÉRIA RELACIONADA:

Sanepar pede que consumo seja reduzido; guarapuavano aumenta o gasto de água

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo