22/08/2023
Segurança

Mais um canal de combate à violência contra a mulher

Operadores e operadoras da justiça terão, a partir dessa semana, mais um instrumento para o trabalho e fonte segura de dados sobre violência contra as mulheres. O governo federal, por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Ministério da
Justiça, e o sistema de Justiça lançam o Portal "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha", em Curitiba, na sexta-feira (14), a partir das 9h, no Tribunal de Justiça do Paraná. O portal terá dados, doutrinas e jurisprudências sobre a violência doméstica e familiar e a Lei Maria da
Penha.

Na mesma solenidade, será lançada a campanha "Compromisso e Atitude pela
Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte" <http://www.brasil.gov.br/compromissoeatitude> naquele estado,
representando a região sul.

SOMOS O TERCEIROO Paraná ocupa a terceira posição em assassinato de mulheres, de acordo com o Mapa da Violência 2012, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos e do Ministério da Justiça. O
objetivo da campanha é dar celeridade aos julgamentos dos casos, garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha e mobilizar operadores e operadoras da justiça e toda sociedade brasileira para o enfrentamento da violência contra as mulheres.

O ato de lançamento do portal e da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte", no Paraná, marca o fim da primeira fase da campanha que contou com o lançamento da campanha nas outras quatro regiões do Brasil: Sudeste (Espírito Santo, que ocupa o primeiro lugar em assassinatos de mulheres, de acordo com o Mapa da Violência 2012), em agosto passado. Nordeste (Alagoas – 2ª posição), Norte (Pará – 4ª posição), e Centro Oeste (Mato Grosso do Sul – 5ª posição)
fizeram eventos regionais da campanha nos meses de novembro e dezembro.

CAMPANHA

A "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha" conta com a veiculação de filme publicitário em emissoras de TV aberta, com mídia gratuita, e segmentadas, anúncio em portais de internet e ação em redes sociais. As ações de comunicação foram concentradas por ocasião dos seis anos da Lei Maria da Penha, em agosto, e dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em novembro e dezembro.

Cristina Esteche

Jornalista

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