22/08/2023
Geral

Prazo para destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais termina dia 30

O Sindicato Rural de Guarapuava lança nesta quinta-feira (13), pelo segundo ano consecutivo, a Campanha do Imposto Beneficente, com objetivo de incentivar a sociedade a destinar parte de sua contribuição para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que arrecada doações em prol de projetos sociais.

O prazo para contribuir vai até o dia 30 de dezembro e os interessados em realizar a doação devem procurar um contabilista.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Sindicato, para a Campanha, o Sindicato produziu um material de divulgação para ampliar a visibilidade da ação com panfletos e cartazes sobre o assunto, que será distribuído pela cidade.

Pessoas físicas podem destinar até 6% do total do Imposto de Renda a ser recolhido e pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar 1% do imposto da renda mensal, trimestral ou anual.

Interessados devem preencher a guia fornecida pelo (COMDICA), com o nome e o CPF/CNPJ e efetuar o depósito no banco indicado.

Em Guarapuava são 10 instituições inscritas no COMDICA, legalizadas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8069/90, entre elas estão a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi), Associação de Amigos da Pastoral da Criança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Canaã de Proteção aos Menores, Associação Beneficiente das Senhoras de Entre Rios; Caritas Socialis, Centro Educacional João Paulo II, Centro de Nutrição Renascer, Instituto Educacional Dom Bosco e Fundação Proteger.

É necessário, assim, eleger qualquer uma das entidades ou simplesmente enviar para o FIA, que faz a destinação igualitariamente em 10% para cada instituição.

FIA
O FIA é composto por doações voluntárias ou por destinação de parte do Imposto de Renda revertido apenas para entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

As instituições assistenciais beneficiadas contribuem com crianças em situações de risco pessoal e social, e que desenvolvem programas em diversas áreas como educação, profissionalização, esporte, cultura, saúde entre outras.

A campanha de arrecadação do FIA é desenvolvida pelo COMDICA que também realiza a fiscalização das entidades. Além disso, os próprios doadores podem acompanhar o que é desenvolvido nos programas de assistência para ter conhecimento se o fundo está sendo devidamente aplicado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.