22/08/2023
Economia

Em 11 meses, vendas do comércio paranaense têm aumento de 5,74%

O empresário paranaense comprou e vendeu mais em novembro de 2012. Foi o que revelou a última Pesquisa Conjuntural realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR). Os dados apontam que as vendas reais foram 5,74% superiores ao do mesmo período de 2011.
No acumulado do ano de 2012, o setor de móveis, decorações e utilidades domésticas teve o melhor rendimento, com 11,89% superior, seguido pelas concessionárias de veículos, com 8,73% e materiais de construção com 8,42%. O menor desempenho foi registrado pelo ramo de tecidos, com -0,3% nas vendas, seguido pelo de combustíveis e lubrificantes, com -2,38%.

As compras realizadas pelo comércio varejista junto a empresas atacadistas e indústrias foram 4,98% superiores se comparadas ao ano anterior e foram os setores de vestuário, móveis, decoração e utilidades domésticas os que mais se destacaram.
Ainda que a pesquisa mostre que 54,32% dos empresários comprem suas mercadorias de outros estados, estes resultados não significam que a totalidade dos produtos comercializados seja oriunda da indústria nacional.

O número de empregados assalariados em atividade no Paraná foi 2,54% superior no acumulado do ano. A proximidade do Natal e das festividades próprias do período fez com que o setor de supermercados tivesse aumento de 10,09% no nível de emprego, seguido do de material de construção, com 8,49%. Outro dado positivo foi a folha de pagamento: 8,27% superior ao verificado no mesmo período de 2011. A maior variação foi no ramo de supermercados, com 14,26% e 12,89, no de materiais de construção.

Os dados completos da pesquisa realizada em todo o Paraná e nas principais cidades do estado estão disponíveis para download no sitewww.fecomerciopr.com.br.

METODOLOGIA E PESQUISA
Para retratar a realidade econômica do estado e balizar o empresário com dados referentes ao seu entorno, mensalmente a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, realiza a Pesquisa Conjuntural. Trata-se de uma análise que engloba os principais segmentos do comércio varejista e de onde são retirados indicadores que permitem avaliar e acompanhar a sua performance.
Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR engloba empreendimentos independente do seu tamanho ou número de funcionários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.