22/08/2023



Educação

Gelson da Costa vê Educação como grande desafio em Candói até 2015

imagem-47309

Nos últimos anos o setor educacional de Candói tem ficado abaixo do Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro (IDEB), sendo considerado um dos piores do Estado. Atualmente, o índice em Candói está dois pontos abaixo do estabelecido pelo Governo Federal, ficando com a média de 4,2 (o estipulado era de 4,5). “A Educação é o nosso grande desafio até 2015. Além de recuperar o índice que está abaixo, nós vamos ter que atingir as metas estabelecidas para nós”, explica o prefeito Gelson da Costa (PT). Até 2013, Candói tem que atingir o índice de 5,3, para ficar dentro do que foi estabelecido pelo Governo Federal para o Município;

A equipe da Secretaria de Educação de Candói está trabalhando num amplo levantamento da situação do setor no Município. Segundo o prefeito Gelson da Costa, ainda não há como apontar os motivos que pesaram para o mau desempenho da Educação nos últimos anos. “Não sabemos se o que mais pesou foi a metodologia pedagógica ou a estrutura física deficitária. Podemos adiantar que os dois fatores estão sendo revistos e tratados como prioridades na nossa administração. Estamos estudando qual a melhor metodologia a ser utilizado, pois o desafio é grande e não temos a possibilidade de cometer erros nesses três anos. Temos que recuperar o que foi perdido e evoluir no que pudermos para transformar o setor educacional de Candói em referência nos próximos anos”, acrescenta o prefeito.

Na estrutura física, em menos de 15 dias, a equipe administrativa apontou a necessidade urgente de reformas na s escolas das localidades de Paz, Cachoeira e Lagoa Seca. Cada uma dessas escolas atende, em média, cerca de 700 estudantes e os prédios estão comprometidos pela falta de manutenção e conservação. “Além disso, apontamos a necessidade urgente da construção de uma nova escola municipal, que tenha capacidade de atender, no mínimo, 1.000 alunos”, diz o prefeito.

Atualmente, Candói possui oito escolas municipais, atendendo cerca de 2.400 estudantes na Rede Municipal de Ensino.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo