22/08/2023
Cotidiano

Festa da padroeira movimenta a Catedral Nossa Senhora de Belém

No próximo sábado (02), acontece a tradicional festa da padroeira de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém. Na programação estão previstas diversas atividades. Entre elas a novena, que tem contado com uma participação expressiva dos fiéis. De acordo com Simone Soares, integrante do COPAE, a cada ano mais pessoas participam das atividades. “Há seis anos participo dos preparativos da festa e percebo que cada vez mais pessoas vêm participar conosco. Nesses dias de novena, por exemplo, a Igreja fica lotada. São participantes não só da Catedral, mas de diversas outras comunidades”, conta.

O dia 2 de fevereiro é feriado municipal. Neste dia não haverá expediente comercial. De acordo com o padre Acácio, pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, o dia será reservado às celebrações em comemoração a padroeira. “Para o dia da festa nós esperamos aproximadamente três mil pessoas na parte da manhã. Na parte da tarde, a expectativa de público é ainda maior devido ao show de prêmios”, comenta.

As atividades iniciam com uma celebração às 7h. Às 9h, acontece a missa solene, presidida pelo Bispo Dom Wagner, seguida da procissão e da bênção das velas. O tradicional churrasco acontece ao meio dia e as atividades, como as barraquinhas, continuam ao longo da tarde. Às 20h acontece a última celebração dia, na qual haverá a bênção da garganta.

No domingo (03), acontece a Corrida Rústica, também em comemoração a festa da padroeira. “Essa corrida é uma novidade. A realização da atividade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Todos que estiverem interessados em participar, devem se dirigir diretamente até a secretaria.”, conta o Pe. Acácio. A corrida acontece no calçadão da Rua Xv de Novembro, a partir das 9h.

Padre Acácio ainda ressaltou a importância da festa de Nossa Senhora de Belém. “É muito importante manter essa tradição religiosa do povo. É uma maneira de reavivar uma identidade religiosa que nasceu com a devoção à Nossa Senhora de Belém e continuar a missão de fé dos antepassados”, conclui.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.