22/08/2023

A valorização dos atletas da “casa” é o maior desafio de Celso Góes

A I Corrida Rústica da Padroeira, evento que abriu o calendário esportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, confirmou que Guarapuava possui talentos que, por apoio, levam o nome de outros municípios em competições oficiais. Essa evasão não é de hoje pela falta de uma política que envolva também a iniciativa privada. Pelo desempenho dos atletas, muitos no topo do ranking nacional em suas modalidades – sai ganhando também a imagem de Guarapuava, das empresas patrocinadoras. É a parceria de mão dupla: ganha o atleta, ganha quem o apoia.

Mas além de conter essa evasão, um dos desafios do secretário municipal Celso Góes e do prefeito Cesar Filho, é também, por exemplo, incluir Guarapuava na Federação Brasileira de Atletismo, para que os atletas possam competir e somar pontos para o ranking nacional. Tatiana da Silva, por exemplo, é campeã sul americana, campeã brasileira e vencedora do troféu Brasil, a mais importante competição do atletismo brasileiro. Méritos para Guarapuava? Infelizmente, não! Quem ganha é Londrina, cidade que a atleta representa. O caso de Tatiana é apenas um dos muitos que acontecem.

Está mais do que na hora de Guarapuava não apenas gerar atletas talentosos, mas ser “mãe”, dando condições de que esses talentos se criem e permaneçam na cidade.
Se o secretário municipal de Esportes e o prefeito Cesar Filho querem mesmo fazer uma administração diferenciada o primeiro passo é olhar e valorizar as escolinhas de base, berço de muito desses talentos.

Necessário se faz também legalizar o meio esportivo guarapuavano nas entidades oficiais. É dos primeiros passos para demonstrar o respeito aos atletas das mais diversas modalidades esportivas que anseiam por uma chance de serem valorizados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo