22/08/2023
Saúde

Guarapuavanos recebem camisinha para o Carnaval

imagem-48172

O Serviço de Atendimento Especializado (AE), em Guarapuava, já está distribuindo “camisinhas”, como forma de prevenção contra a gravidez indesejada, contágio por doenças sexualmente transmitidas, principalmente, o HIV. A entrega do preservativo vem acompanhado por orientações. O alvo do bloco do SAE são as casas noturnas, bares, boates e outros estabelecimentos. As atividades fazem parte da Campanha de Carnaval 2013, que prossegue até o dia 12. Amanhã (7), haverá um desfile pela XV de Novembro, às 15 horas, com concentração às 14h30, na Praça Cleve. Os participantes seguirão pela XV de Novembro. “Nós queremos chamar a atenção das pessoas para a necessidade e importância do uso da camisinha, por isso nos organizamos em blocos e teremos a participação da Banda Municipal e dos atores da Companhia Arte & Manha”, adianta a enfermeira Angela de Camargo.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os blocos de Carnaval seguirão até a esquina com a rua Saldanha Marinho, onde foi montado um tablado. No local, acontecerá um aulão de samba, axé e pagode, com professores da Performance Academia. “Equipes do SAE já passaram pelo comércio, distribuindo folders informativos e camisinhas, agora vamos lembrar a todos que Carnaval é diversão, mas também segurança”.

Este ano, a Campanha de Carnaval tem como tema “A vida é melhor sem Aids – Proteja-se, use sempre camisinha”, sendo promovida, em Guarapuava, pela Secretaria Municipal de Saúde e SAE, com apoio do Ministério da Saúde, Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 5ª Regional de Saúde, Guaratran, Performance Academia, Casa da Cultura e Arte & Manha.

O SAE também está disponibilizando testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais durante a campanha, além de uma semana antes e outra depois do Carnaval. Para fazer o exame, os interessados devem apresentar um documento com foto. O resultado sai em 30 minutos e não requer jejum nem dieta. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Mais informações pelo telefone (42) 3621-4524.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.