O número de celulares vendidos em todo o mundo caiu 1,7% em 2012, de acordo com um relatório divulgado ontem pela consultoria Gartner. O cenário econômico mundial pouco favorável, a mudança de interesse do consumidor e a maior competição entre as empresas afetaram as vendas, segundo a consultoria. Ao todo, foram vendidos 1,75 bilhão de aparelhos no ano passado, contra 1,78 bilhão em 2011.
Em num movimento que vem se intensificando a cada trimestre, os celulares tradicionais, conhecidos como feature phones, mais simples e com funcionalidades limitadas, estão perdendo espaço para os smartphones. Foram 207,7 milhões de smartphones vendidos no quatro trimestre de 2012, uma alta de 38,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Caso a tendência se mantenha, os smartphones vão ultrapassar os aparelhos “feature” em número de vendas pela primeira vez no primeiro semestre deste ano.
Duopólio
Apple e Samsung têm praticamente um duopólio do mercado de smartphones, com mais de 52% das vendas. A Samsung é líder tanto no número de smartphones quando no número de celulares em geral. Em todo o ano de 2012, a fabricante sul-coreana vendeu 384 milhões de aparelhos (53% smartphones). A Apple, só tem smartphones, vendeu 130 milhões.
“Não há nenhum fabricante que possa firmemente reivindicar o ponto de nº 3 em vendas de smartphones”, afirmou Anshul Gupta, principal analista de pesquisa da Gartner. “O sucesso da Apple e Samsung está baseado tanto na força de suas marcas quanto nos seus produtos. Seus concorrentes diretos, incluindo aqueles com produtos comparáveis, sofrem para conseguir a mesma valorização de marca entre os consumidores, que, em um ambiente econômico mais difícil, tendem a comprar pensando mais no preço que na marca.”
A mesma batalha é travada na área dos sistemas operacionais. Android, do Google, e iOS, da Apple, dominam o mercado, com mais de 90% das vendas. Foram 145 milhões de unidades com Android vendidas no último trimestre de 2012, o que representa 69% de todos smartphones vendidos no mundo. No último trimestre de 2011, os celulares com Android representavam 51% das vendas. A Apple viu seu market share cair de 23,6% para 20,9% na comparação entre os dois trimestres.
Este ano deve ver um embate pela terceira posição. “Com a intensificação da briga entre o novo Blackberry 10 e o Windows Phone, 2013 será o ano do crescimento de um terceiro sistema operacional”, disse Gupta.