22/08/2023

Me caiu os butiás do bolso VI: a Câmara e o prefeito em caminhos opostos

Recebi do jornalista Marcio Fernandes e compartilho. MF é colaborador da Rede Sul de Notícias:

Me caiu os butiás do bolso VI: a Câmara e o prefeito em caminhos opostos

Marcio Fernandes *

Deve ter sido lá pela minha sexta série que a professora de História contou sobre a Questão Christie, um bafafá diplomático entre Brasil e Grã-Bretanha na década de 1860. Eu devia ter também uns 11, 12 anos quando fui com meu pai a um ginásio ver uma partida de futebol de salão, hoje futsal. Um dos times, o Olympia, de Santo Angelo (RS), era um espetáculo de se ver em quadra. Nesta semana, cerca de 30 anos depois, a Questão Christie e o futsal entraram no meu pensamento outra vez quase ao mesmo tempo.
Leio na Rede Sul de Notícias (RSN) que a Câmara de Vereadores de Guarapuava fará uma sessão solene nesta segunda (25) para abordar o havido lá por volta de 1863. Naquele tempo, Guarapuava era pouco mais do que um vilarejo mas, descubro agora, preocupada com o desatino inglês em relação ao Brasil. Consta que a Câmara de Vereadores de então mandou uma carta ao imperador Pedro II em repúdio aos europeus. Desta feita, 150 anos após, a Câmara resolve promover, reitero, uma sessão solene sobre o caso. Presume-se que, na falta do que fazer em favor da sociedade, o Legislativo Municipal dedicará uma reunião inteira sobre o episódio. Aproveitar a segunda-feira e ocupar alguns minutos acerca do assunto era até plausível. E pouco além disso. Uma sessão solene é demais, não? Mal começa a nova legislatura e os vereadores dão uma clara indicação de que, coletivamente, tendem a seguir o caminho daqueles que encerraram o mandato no final de dezembro passado. Individualmente, a Câmara tem excelentes membros. No atacado, a julgar pela Questão Christie, a coisa desanda.
Em sentido contrário seguiu por estes dias o prefeito César Filho. Leio na mesma RSN que o mandatário abraçou a causa de colocar o CAD na Liga Nacional de Futsal. Na quinta (21), em cerimônia no Executivo Municipal, veio o anúncio oficial de que a equipe disputará a edição deste ano da principal liga de futsal da América Latina. Guarapuava será notícia nacional daqui em diante por conta deste esporte. Carlos Barbosa, Jaraguá, Intelli (onde atua Falcão) e Corinthians deverão jogar aqui, dentre outros times. Para uma cidade que se tornou destaque negativo no Brasil com frequência nos últimos anos, a notícia do futsal é um indicativo de que o jogo pode estar virando. E o prefeito soube captar isto no tempo certo, apoiando o grupo gestor que tem em Marcos Silvestri e José Valter Liberato duas figuras exponenciais, cujo esforço de anos acaba de ser recompensado.
E isso tudo me lembra de novo uma musiquinha cantada por Marisa Monte, que diz ´enquanto isso, anoitece em certas regiões´. É, em uma parte da cidade, um prédio público na rua Pedro Alves ainda carece de muita iluminação. Pertinho dali, na Brigadeiro Rocha, outra construção pública começa a mostrar suas melhores cores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo