Toledo – Começa nesta sexta-feira (24) em Toledo, na região Oeste, a primeira etapa do Circuito Celepar de Software Livre. Realizado pelo quarto ano consecutivo, o evento é o principal espaço para a troca de informações sobre programas de computador de código aberto entre estudantes, professores, administradores públicos e empresários e profissionais de informática. Ao anunciar a continuidade do Circuito, o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vanderlei Iensen, lembrou que o Governo do Paraná é um dos principais usuários e desenvolvedores de software livre do país e que, por isso mesmo, sabe que o compartilhamento do conhecimento é fundamental para o aprimoramento das soluções tecnológicas na área da comunicação e informação.
Assim como o trabalho cooperativo exige a necessidade da criação e manutenção de um ambiente sócio-técnico para a construção de soluções de interesse mútuo, o Circuito Celepar também é uma oportunidade para a troca de experiências e o estabelecimento de relações entre técnicos e usuários, destacou Iensen.
Neste ano 11 cidades de diferentes regiões do Estado sediam o Circuito: Toledo, Paranavaí, Apucarana, Ibaiti, Pitanga, Pato Branco, Cianorte, Bandeirantes, Dois Vizinhos, Telêmaco Borba e Paranaguá. Em cada etapa a Celepar conta com a participação de universidades públicas e privadas na organização e o apoio das prefeituras das cidades que sediam o evento. Além de Toledo, o Circuito.
Programa – Na grade de palestras e oficinas, além das soluções e projetos executados pela Celepar para o Governo do Estado, a programação é aberta às universidades, empresas e profissionais da região que sedia cada etapa para que também apresentem seus projetos em software livre.
Na palestra de abertura do Circuito, nesta sexta às 19h, na Faculdade Sul Brasil (Fasul), o diretor de Tecnologia da Informação da Celepar, Cláudio Dutra, apresentará os principais avanços obtidos pelo governo paranaense a partir da adoção do software livre em 2003. No sábado (25), acontecerão as palestras0, oficinas e demonstrações de como instalar o sistema operacional Linux nos computadores pessoais e nos servidores LTSP.
Outras palestras e oficinas que serão apresentadas em Toledo, a partir das 9h de sábado: Oficinas – suíte de escritório BrOffice.org (editor de texto, planilhas e apresentações); utilização da ferramenta Moodle para o Ensino à distância ; Inkscape(desenhos vetoriais) e XOOPS eXtensible Oriented Object Portais Systems (gerenciador dinâmico para a construção de portais). Palestras – Catálogo de Serviços: facilitando a vida do cidadão (sobre o novo portal do Governo do Paraná); Telefonia IP e Redes Convergentes; avalianção do software de editoração Scribus no ambiente profissional; simpliciomigração para Software Livre (básico e conceitual); software livre nas prefeituras municipais ; PostgreSQL um banco de dados livre, robusto e confiável; segurança e software livre ; desenvolvimento de sistemas utilizando software livre; Datacenter Celepar: gestão de ambiente em software livre; desenvolvimento ágil de software e sistema adaptativo complexo e levantamento e gerenciamento do parque de máquinas com CS-NG Inventory + GLPI.