22/08/2023


Geral

Em Candói, IAP propõe criação de consórcio de gerenciamento de resíduos sólidos

imagem-49107

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está propondo a criação de um consórcio regional para gerenciamento de resíduos sólidos para seis municípios integrantes da Cantuquiriguaçu. Para explicar o projeto, o IAP realizou ontem (27), em Candói, uma reunião técnica com representantes do município sede, Cantagalo, Foz do Jordão, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Virmond. O evento foi conduzido pelo técnico do IAP, Marco Antonio Silva, e por Graziela Portes Silva do Instituto das Águas e do Superintendente Regional do Instituto das Águas, Jorge Carollo Teixeira.

Nesse primeiro contato foi apresentado aos municípios a importância da constituição de um consórcio para instituição de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos na região. Graziela Portes, do Instituto das Águas, citou a lei 12.305/2010 de gerenciamento de resíduos sólidos que consta que até agosto de 2014, não será mais aceito os depósitos de lixo a céu aberto, os lixões, e apenas os rejeitos devem ser enviados aos aterros.

Segundo Graziela, nem 5% dos municípios do Paraná estão de acordo com a nova lei.

A primeira exigência para a adequação dos consórcios segundo a legislação, é a instituição da Secretaria de Meio Ambiente, Fundo Municipal e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A regionalização proposta, denominada de Região 17, inclui os municípios de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Marquinho, Virmond, Cantagalo, Goioxim, Candói, Foz do Jordão, Campina do Simão, Reserva do Iguaçu, Turvo, Guarapuava e Pinhão, que totalizam 331.861 habitantes.

“Um consórcio de municípios que totalizam menos de 200 mil habitantes se torna inviável por conta do custo de manutenção que é elevado”. Citou Marco Antonio Silva, técnico do IAP, enfatizando a importância da criação do consórcio.

Na avaliação do secretário de Agricultura de Candói, Valdomiro Ivatiuk Junior, os estudos de viabilidade econômica ainda estão sendo realizados pelos seis municípios da região. “A única certeza que temos é que é inviável cada município ter o seu próprio aterro. O consórcio pode ser uma solução viável economicamente e que resolva esse problema em todos os municípios”, enfatizou o secretário.

No próximo dia 05 de março, será apresentado aos prefeitos municipais da região da AMOCENTRO, AMCESPAR, CANTUQUIRIGUAÇU e AMSULPAR o Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e o Plano para a Gestão Integrada e Associada de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado do Paraná. A reunião será realizada em Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo