22/08/2023


Geral

Apagão atingiu perto de 20 mil usuários e foi “acidental”, diz concessionária

O apagão que atingiu parte de Guarapuava ontem, domingo (03), foi acidental e causada por um problema nos equipamentos de proteção da subestação da Copel. A informação foi prestada pela Companhia Força e Luz do Oeste, na tarde desta segunda-feira (04), em nota encaminhada à imprensa.
Perto de 20 mil clientes foram prejudicados. Desse total, 10 mil ficaram sem energia elétrica por mais de cinco horas. De acordo com a concessionária, a interrupção aconteceu às 10h03 e terminou às 15h43. Logo em seguida, sete mil clientes dos bairros: Alto Cascavel, Jardim das Américas, fundos do Aeroporto, Tancredo Neves e Vila Bela tiveram o serviço restabelecido. Depois de 1h18 sem luz, usuários do Batel, Vila Planalto e Jardim Continental voltaram a ter acesso a esse serviço. Até às 15h43 o blecaute atingiu o centro da cidade, Trianon, parte do Batel, Santa Cruz e Jordão.
“Havia uma operação programada de transferência de carga da subestação Guarapuava para a subestação da Vila Carli. Essa manobra foi realizada e não previa desligamento de nenhum circuito. Com isso, os consumidores não seriam atingidos”, justifica a empresa.
“Após mais de uma hora da realização da manobra, houve o desligamento acidental em um dos circuitos da subestação da Vila Carli. Iniciados todos os procedimentos de restabelecimento, notou-se que o sistema de proteção não aceitava as cargas novamente”, continua a nota. Porém, no meio da tarde tudo foi normalizado.

MATÉRIA RELACIONADA

Apagões geram transtorno na urgência de Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo